O Coritiba venceu por 2 a 0 os reservas do Palmeiras, nesse domingo à tarde (dia 29), no Allianz Parque, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com isso, ficou fora da zona de rebaixamento, com 43 pontos. Para conseguir a salvação e escapar da degola, precisa apenas de um empate na última rodada, no próximo domingo, contra o Vasco, no Couto Pereira.

Caso seja derrotado na última rodada, o Coxa precisa torcer por um tropeço do Avaí ou do Figueirense. O Avaí joga em São Paulo contra o Corinthians. O Figueirense recebe em casa o Fluminense.

O Palmeiras ficou na 10ª colocação, com 50 pontos, e completou cinco jogos seguidos sem vencer como mandante.

Foi a quarta partida do Coritiba com o técnico Pachequinho, que agora soma três vitórias e uma derrota no clube.

No jogo desse domingo, o Coritiba começou no 4-4-1-1, com os quatro meias na mesma linha (com Negueba e Juan pelos lados; e João Paulo e Alan Santos centralizados). Kleber jogava um pouco atrás de Henrique Almeida, o atacante mais avançado. O Palmeiras veio com o time reserva – a prioridade é a final da Copa do Brasil, na quarta-feira.

O primeiro tempo teve domínio do Coritiba, que aplicou forte marcação a partir do meio-campo e anulou qualquer jogada ofensiva do Palmeiras. O Coxa, porém, pouco atacava e esperava uma falha para arriscar. E o erro ocorreu aos 23 minutos. A defesa palmeiras deu bobeira. Negueba roubou a bola e lançou. A linha de impedimento falhou. Juan entrou livre e tocou na saída do goleiro, marcando seu terceiro gol pelo clube.

O Palmeiras era um time desorganizado, mas perigoso nas bolas altas. Aliás, é o recordista de gols de cabeça no Brasileirão 2015, com 21. O Coritiba é o lanterna nesse ranking, com apenas três gols de cabeça. Mas o time paranaense soube fechar bem as alas e correu pouco perigo.

No total do primeiro tempo, o Coritiba teve 33% de posse de bola, 60% de precisão nos passes (incluindo lançamentos) e 4 finalizações (3 certas). O Palmeiras somou 3 finalizações (nenhuma certa) e 83% de precisão nos passes. Os dados são do WhoScored.

No intervalo, o Palmeiras trocou um meia por outro: saiu Mouche e entrou Juninho. O jogo seguiu truncado, quase sem jogadas ofensivas. Aos 16, o time paulista colocou em campo o atacante Cristaldo e tirou o volante Andrei. Aos 19, o Coxa trocou um meia por outro: saiu Juan e entrou Thiago Lopes. Aos 27, troca de volantes: Cáceres entrou no lugar de Alan Santos.

O Palmeiras pressionou bastante no segundo tempo e abusou das bolas altas. O Coritiba teve alguma dificuldade para anular essa jogada em alguns momentos e passou por momentos de apreensão. Nos minutos finais, porém, surgiram boas chances para o Coxa fazer o segundo gol.

Aos 48, o Coritiba fez 2 a 0. Henrique Almeida recebeu nas costas da defesa e fuzilou.

No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 32% de posse de bola, 58% de precisão nos passes (inclui lançamentos), 7 finalizações (5 certas) e 2 escanteios. O Palmeiras teve 80% de precisão nos passes (inclui lançamentos), 6 finalizações certas (1 certa) e 6 escanteios.

PALMEIRAS 0 x 2 CORITIBA
Palmeiras: Fábio; Lucas, Nathan, Leandro Almeida e Egídio; Amaral, Andrei (Cristaldo), Kelvin, Allione (Jobson) e Mouche (Juninho); Alecsandro. Técnico: Marcelo Oliveira
Coritiba: Wilson; Leandro Silva, Walisson Maia, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Alan Santos (Cáceres), Juan (Thiago Lopes) e Negueba; Kléber (Lúcio Flavio) e Henrique. Técnico: Pachequinho
Gols: Juan (23-1º) e Henrique Almeida (48-2º)
Cartões amarelos: Kelvin, Lucas, Nathan (P). Negueba, João Paulo, Alan Santos (C).
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG)
Público: 15.037 pagantes
Renda: R$ 614.729
Local: Allianz Parque, em São Paulo

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
18 – Leandro Silva cruza da direita. Henrique Almeida cabeceia fraco. Fábio segura.
23 – Gol do Coritiba. Negueba rouba a bola do zagueiro e lança. A linha de impedimento falha. Juan entra livre e toca na saída do goleiro.
31 – Carlinhos avança e cruza rasteiro. Henrique Almeida se atira e quase alcança.
34 – Allione cruza da intermediária. Alecsandro cabeceia e acerta o cantinho. Gol. O árbitro anula. Impedimento claro.
43 – Negueba puxa o contra-ataque e toca para Henrique Almeida, na área. Ele chuta colocado. Fábio segura.

Segundo tempo
6 – Leandro Silva se atrapalha na defesa e perde a bola para Allione, que invade a área e cruza. A bola sai muito forte.
10 – Falta na esquerda. João Paulo bate direto, em vez de cruzar. O goleiro segura.
11 – Cruzamento. Alecsandro tromba em Juninho, cai e pede pênalti.
20 – Falta na esquerda. Egídio cruza. Leandro Almeida cabeceia muito perto.
32 – Thiago Lopes recebe lançamento na área. Ele erra o drible e perde boa chance.
34 – Falta quase na risca da área. João Paulo bate na barreira.
35 – Thiago Lopes puxa contra-ataque e cruza rasteiro. Henrique Almeida se atira e quase alcança.
39 – Quase um golaço do Palmeiras. Kelvin toca com estilo. Lucas recebe na área, dá um chapéu em Juninho e chuta. Wilson defende.
41 – Kleber solta a bomba de longe. O goleiro espalma para escanteio.
42 – Kleber rouba a bola no ataque e deixa Negueba na cara do gol. O árbitro anula por impedimento.
48 – Gol do Coritiba. Henrique Almeida recebe passe de Thiago Lopes nas costas da defesa e fuzila o goleiro.