Temos falado aqui que a Etiqueta Profissional é um conjunto de regras sociais, criadas para facilitar a vida e a harmonia entre as pessoas nos ambientes de trabalho. As regras de etiqueta social têm o mesmo princípio de definir normas de conduta para a boa convivência entre as pessoas. Porém, mais especificamente, são essas normas de Etiqueta que dizem como devemos agir nas situações sociais, como festas, comemorações, celebrações, além das chamadas ‘boas maneiras’ em restaurantes, encontros formais com pessoas consideradas importantes na sociedade, entre outras situações, como até mesmo velórios e enterros.

No livro Eficiente e Elegante, Fábio Arruda lembra detalhes importantes da etiqueta cotidiana, que são de simples adoção, mas que fazem a diferença entre as pessoas educadas e as grosseiras. Um dos aspectos importantes abordados pelo especialista é em relação às chamadas ‘regras de precedência’- por exemplo, em que ordem devemos apresentar as pessoas?

Segundo o autor, no âmbito social, as pessoas de mais idade devem ser apresentadas por primeiro. Já nos ambientes profissionais essa ordem deve seguir a hierarquia – as pessoas de cargos mais altos devem ser apresentadas antes das outras. O mesmo se aplica à ideia de que as mulheres devem preceder… Mas nem sempre é assim, pois, se elas forem mais novas ou de grau hierárquico mais baixo, devem ser precedidas pelos outros. E entre cliente e chefe? O cliente sempre em primeiro lugar!

Adriane Werner. Jornalista, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e Mestre em Administração. Ministra treinamentos em comunicação com temas ligados a Oratória, Media Training (Relacionamento com a Imprensa) e Etiqueta Corporativa.