O Atlético derrotou o Flamengo por 3 a 0, na noite deste domingo (29), pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida não tinha muita serventia para a tabela do Brasileirão, mas foi marcada pelas muitas despedidas. A começar pela do lateral-direito Alessandro.

Alessandro, hoje com 38 anos, foi campeão brasileiro pelo Atlético em 2001. Um ano antes disso, ele havia sido convocado para a seleção brasileira. Chegou a jogar as Eliminatórias para o Mundial de 2002 e a Copa América de 2001. Pelo Atlético, entre idas e vindas, ele atuou 178 vezes, incluindo este domingo. Substituído por Eduardo aos 47 minutos do primeiro tempo, Alessandro foi aplaudido de pé pelos torcedores presentes à Baixada. Era sua despedida do clube – nos bastidores, ele disse que ainda pretende jogar por mais dois anos.

Foi também a despedida do gramado natural da Arena. Para 2016, a diretoria do Atlético prometeu substituir o piso atual por uma grama sintética.

Além disso, o jogo deste domingo foi o último do Atlético em casa neste ano. O time encerra a participação do Brasileirão no próximo domingo (6/12), quando enfrenta o Santos, na Vila Belmiro. O goleiro Weverton, que levou o terceiro cartão amarelo, cumpre suspensão.

Com a vitória, o Atlético foi a 51 pontos, em 9º lugar.

Até para o Flamengo o jogo tinha um tom de despedida. O técnico Oswaldo de Oliveira foi a São Paulo na quinta-feira e nem voltou para a Gávea. Quem comandou a equipe na Baixada foi o auxiliar Jayme de Almeida – o mesmo que levou o time carioca ao título da Copa do Brasil em 2013, em cima do próprio Atlético.

Jogo

O Atlético começou no esquema dos últimos jogos, com Sidcley, Marcos Guilherme e Nikão trocando de posição no meio-de-campo e com Alessandro na lateral-direita – e como capitão do time. Era para o lateral jogar apenas uns 15 minutinhos, segundo a programação oficial. Mas ele foi ficando em campo, foi ficando…

E o time dele se sobressaiu no primeiro tempo. Abriu o placar aos 13 minutos, com Roberto, e ampliou aos 33, com Cleberson, ambos após passes de Nikão. Nikão ainda teve uma chance para marcar o dele, mas parou no goleiro. No primeiro tempo, o time da casa esteve superior em posse de bola (54% a 46%) e em finalizações – chutou oito bolas, sendo quatro certas, contra cinco (duas certas) do Flamengo.

O ritmo de jogo no segundo tempo foi menor. À frente no placar, o Atlético se fechou e esperou por brechas para armar contragolpes. Aos 10 minutos, o técnico Cristóvão Borges trocou Marcos Guilherme por Daniel Hernandez e manteve a proposta. Deu certo aos 22 minutos. Primeiro, Nikão lançou Daniel Hernandez, que chutou. O goleiro pôs para escanteio e, na cobrança de Hernandez, Cleberson marcou 3 a 0, de cabeça.

Com o jogo definido, Borges trocou Nikão por Marco Damasceno, aos 24 minutos. Diante de um adversário entregue, o time paranaense não corria riscos e ainda mandou uma bola na trave, com Walter, aos 26 minutos. 

O jogo terminou com 14 finalizações (sete certas) do Atlético, contra nove (três certas) do Flamengo. O Furacão ficou com a bola por 48% do tempo, contra 52% do adversário.

 

Atlético 3 x 0 Flamengo

Atlético

Weverton; Alessandro (Eduardo), Vilches, Cleberson e Roberto; Otávio, Deivid, Marcos Guilherme (Daniel Hernandez), Nikão (Marco Damasceno) e Sidcley; Walter. Técnico: Cristóvão Borges

Flamengo

Paulo Victor; Pará, César Martins, Wallace e Everton; Márcio Araújo, Canteros (Luiz Antônio) e Alan Patrick; Gabriel (Marcelo Cirino), Paulinho (Jajá) e Kayke. Técnico: Jayme de Almeida

Gols: Roberto (13-1º), Cleberson (33-1º e 22-2º)

Cartões amarelos: Everton, Paulinho, Alan Patrick, Weverton

Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)

Renda: R$ 340.970

Público: 23.975 (pagante), 25.889 (total)

Local: Arena da Baixada, em Curitiba, domingo

 

 

Lances do jogo

Primeiro tempo

1 – Everton recebe de Paulinho e cruza da esquerda. Kayke finaliza por cima

2 – Roberto cobra falta. A bola passa perto da trave e sai

13 – Gol do Atlético. Nikão recebe de Sicley, prende a bola e rola para Roberto. Ele domina, chuta da entrada da área e acerta o ângulo direito

14 – Otavio recebe de Nikão e finaliza à direita do gol

16 – Walter lança e Marcos Guilherme chuta. Paulo Victor dá rebote, mas depois segura a bola aos pés de Nikão

22 – Sidcley recebe e tenta o cruzamento. A bola vai ao gol, mas Paulo Victor intercepta

23 – Everton recupera a bola no meio, avança, passa por Vilches e cruza para Paulinho. Weverton sai e pega

30 – Cleberson afasta mal uma bola pelo alto. Canteros chuta de primeira, para fora

33 – Gol do Atlético. Nikão cobra falta para a área. Cleberson raspa de cabeça na bola; ela quica e encobre o goleiro

36 – Após tabela com Alan Patrick, Kayke sai na cara de Weverton e finaliza. O goleiro sai e faz grande defesa

43 – Paulinho dispara de fora da área e manda por cima do gol

45 – Walter dispara de fora da área. A bola passa perto do travessão e sai

48 – Pará passa por Marcos Guilherme e finaliza. Weverton pega fácil

Segundo tempo

14 – Gabriel arrisca de fora da área e manda à direita do gol

17 – Nikão cobra falta para a área. Luiz Antônio e Walter dividem pelo alto na pequena área e a boa vai por cima

22 – Nikão recebe no meio-de-campo e lança Hernandez. Ele bate cruzado e o goleiro põe para escanteio

22 – Gol do Atlético. Daniel Hernandez cobra escanteio. Cleberson sobe sozinho e fuzila de cabeça

26 – Eduardo cruza. Walter domina e chuta. Paulo Victor defende no canto e a bola ainda bate na trave

29 – Pará arrisca de fora da área. Weverton defende em dois tempos