No próximo mês, a UFPR comemora 103 anos de história. Em pleno cenário de muitos desafios, a mais antiga universidade do Brasil garante bons motivos para comemorar. Foi no último ano, por exemplo, que a região de Toledo (oeste do estado) teve oficializada a abertura do curso de medicina no município. São 60 vagas todos os anos que oportunizarão aos jovens paranaenses uma educação de referência nacional, sem saírem de perto de suas comunidades, e ainda oferendo a elas maior qualificação nos serviços de saúde.

Além do fortalecimento dessa política de interiorização, a UFPR celebra seus 103 anos junto com a conquista do maior vestibular de sua história. Foram quase 60 mil inscritos para disputar uma das 4866 vagas oferecidas em 119 cursos. Para gerenciar um processo tão grandioso como esse sem abrir mão da transparência, da segurança e da qualidade, a Universidade buscou na tecnologia meios para aperfeiçoar seus procedimentos.

O aplicativo +UFPR é um desses recursos. O app é gratuito e foi criado para disponibilizar, em tempo real, informações sobre a Universidade, o vestibular e a lista de aprovados (primeira e segunda fase), assim que divulgadas pelo Núcleo de Concursos. O aplicativo é o primeiro do gênero entre as universidades federais.

UFPRDo Paraná

A trajetória atual da UFPR não foge aos valores e à ousadia que impulsionaram a criação, em 19 de dezembro de 1912, da primeira universidade brasileira.

Mais uma prova disso são os novos incentivos que a sociedade paranaense ganhou para acreditar em uma melhora efetiva da qualidade da saúde pública do Estado. Desde o início da gestão compartilhada entre UFPR e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – para condução do Hospital de Clínicas e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral – as comunidades vêm acompanhando o dinâmico processo de fortalecimento desse complexo de saúde e formação de um cenário não visto há pelo menos 20 anos.

Somente nos últimos meses, a iniciativa já possibilitou abertura de leitos e de nova UTI, retomada de serviços, aumento do número de atendimentos, novos equipamentos, melhores condições de trabalho e contratação de mais de 200 médicos.

Certamente, entre milhares de metros quadrados construídos e inaugurados, novos cursos de pós-graduação, ainda mais convênios internacionais firmados e a conquista de dezenas de vagas para contratação de professores, a UFPR fecha mais um ciclo com importantes vitórias para a comunidade acadêmica, mas – principalmente – para os paranaenses.

Confira a programação de comemoração aos 103 anos da Universidade Federal do Paraná!

Jantar de Confraternização
Data: 02 de dezembro de 2015
Horário: 19h30
Local: Restaurante Madalosso (Av. Manoel Ribas, 5875, Santa Felicidade – Curitiba)

Inauguração do Prédio do Setor de Ciências Exatas
Data: 15 de dezembro de 2015
Horário: 10h
Local: Centro Politécnico (Av. Coronel Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Americas – Curitiba)

Sessão Pública e Solene do Conselho Universitário – 103 anos
Data: 15 de dezembro de 2015
Horário: 19h
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 – Curitiba)