Cinco pessoas presas na Operação Adelphos, deflagrada pela Polícia Federal no dia 17 de outubro de 2014, foram condenados pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu, através de sentenças expedidas pela 5ª Vara Criminal Federal, na última sexta-feira, 27.
Os líderes da organização criminosa, os irmãos Ademir Fanin e Delmir Fanin, foram sentenciados a cumprir 29 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão cada. A progressão de regime para os réus fica condicionada ao cumprimento de 10 anos, 4 meses e 13 dias de reclusão.
Outro preso na ocasião, Amilton Luiz da Silva, foi condenado a 15 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão. Já Argemiro Alves Feber foi condenado a 13 anos, 9 meses e 10 dias de reclusão, dos quais deve cumprir 4 anos, 4 meses e 13 dias antes da progressão de regime. Ana Virginia Bastos Chaves foi sentenciada a 4 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão. Outros alvos presos em flagrante no curso da investigação foram condenados separadamente, conforme os respectivos processos.
A Operação Adelphos desarticulou uma organização criminosa dedicada ao tráfico transnacional de drogas, que transportava maconha de procedência paraguaia para o interior do país. A droga era oculta em compartimentos secretos em veículos utilizados para o transporte de produtos congelados.
Durante a investigação, que durou cerca de 6 meses, foi efetuada a apreensão de um carregamento de 1,1 tonelada de maconha em Chorozinho/CE. Também foi comprovado o envolvimento de líderes da organização em outra apreensão de 1,2 tonelada de maconha, que ocorreu na região de Resende/RJ.