SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Novembro foi um mês ruim para o ataque do Santos. Com a vaga na final da Copa do Brasil confirmada em 28 de outubro, o time treinado por Dorival Júnior mostrou pouco futebol nos seis jogos que realizou nos últimos 30 dias.
Foram apenas duas vitórias no período e somente três gols marcados, ambas conquistas alcançadas diante do Palmeiras, a quem a equipe alvinegra derrotou por 2 a 1 no Campeonato Brasileiro e 1 a 0 na partida de ida da decisão da Copa do Brasil.
Contra Joinville e Flamengo, dois empates sem gols. Diante dos desesperados Vasco e Coritiba, time reserva e duas derrotas pelo placar mínimo. A queda de rendimento foi expressiva, mas não preocupa Dorival Júnior. Após o revés sofrido para o Vasco, o técnico justificou o descanso aos titulares pelo foco ao duelo com o Palmeiras na quarta-feira (2).
“Seguramos até onde deu. O momento de definição delas (Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro) aconteceu ao mesmo instante. É impossível se manter nas duas com a mesma intensidade que vínhamos tendo”, explicou Dorival Júnior.
Em sua segunda passagem pelo clube, o treinador pode considerar um sucesso seu desempenho no comando da equipe. Ele tirou o time da parte de baixo da tabela do Brasileiro após uma arrancada iniciada em meados de julho. Com a confiança recuperada, o Santos deixou de brigar para escapar do rebaixamento para disputar uma vaga no G-4, posto que, após a derrota para o Vasco, não pode mais ser alcançado.
No entanto, o objetivo traçado para o final da temporada era um título, não somente a classificação à Libertadores. Com a vantagem para a partida de volta da final da Copa do Brasil, a meta está próxima de ser alcançada, mas o treinador não fala em favoritismo.
“Primeiro que é um clássico. Duas equipes que fizeram campanhas muito regulares, final do Paulista, brigaram pela vaga na Libertadores e chegaram à final da Copa do Brasil”, afirmou Dorival.
“Fizemos um primeiro jogo muito equilibrado. Vamos jogar na casa do Palmeiras, mas o Santos vai estar preparado, fazer um grande jogo. Eu confio muito nessa garotada. Vamos trabalhar muito para que alcancemos nossos objetivos.”