SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após o aumento das vendas na Black Friday, comerciantes seguem com promoções nesta segunda (30) para consolidar a Cyber Monday no Brasil. A segunda-feira pós-Black Friday é uma extensão das liquidações e descontos do varejo para impulsionar as vendas de final de ano. Considerado o dia mais cheio do ano para o comércio online nos EUA, a data é promovida no Brasil desde 2011.

Com estreia no país em 2010, a Black Friday cresce a cada ano e, na última sexta-feira (27), movimentou R$ 1,5 bilhão apenas com as vendas na internet. O valor supera em 76% os R$ 872 milhões arrecadados em 2014. Os dados foram divulgados neste sábado (28) pela ClearSale, empresa especializada em fraudes que monitora o faturamento do evento em parceria com o Busca Descontos, organizador da Black Friday.

O aumento do número de pedidos foi de 49% em relação ao ano passado, somando mais de 3 milhões de pedidos. As reclamações, por outro lado, foram menores do que em 2014, o que pode ser consequência do amadurecimento do consumidor brasileiro, como avaliou a Proteste (Associação Brasileira do Consumidor).