SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Durante um protesto na noite desta segunda-feira (30), os estudantes da escola estadual Professor Silvio Xavier Antunes, do Piqueri, zona norte de São Paulo, fecharam as pistas da marginal Tietê, no sentido rodovia Castello Branco.
Repetindo um protesto que já havia fechado a avenida Faria Lima, na zona oeste da cidade, pela manhã desta segunda (30), os estudantes colocaram cadeiras e mesas nas pistas, impedindo o trajeto de carros. O protesto durou cerca de 30 minutos.
Os alunos criticam a política do governo do Estado de São Paulo de reorganização de escolas.
O plano desejado pelo governo estadual prevê para 2016 o fechamento de 92 escolas e o remanejamento de 311 mil alunos -a rede estadual tem 5.147 escolas e atende a 3,8 milhões de estudantes. Ao todo, 754 escolas atenderão só um ciclo de ensino no Estado.
Os alunos dizem que só saem das escolas quando a gestão Alckmin desistir do plano de reorganização. Por outro lado, o governo disse que não voltará atrás, mas considera renegociar o plano caso os estudantes deixem as unidades.
De acordo com último balanço da Secretaria de Educação, ao menos 194 colégios estão ocupados. A secretaria informou que a partir desta segunda planeja realizar um mutirão de visitas às escola para pedir que sejam entregues as reivindicações de cada colégio.