SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas nesta terça-feira (1º) na explosão de uma bomba de fabricação caseira perto da estação de metrô de Bayrampasa, no lado europeu de Istambul, na Turquia.

Segundo o administrador regional de Bayrampasa, a bomba foi instalada no viaduto de uma rodovia ao lado da estação de metrô. Inicialmente, as autoridades haviam afirmado que a explosão havia ocorrido em um transformador. Os estilhaços da explosão atingiram um trem e diversos passageiros. Devido à detonação da bomba, a rede metroviária de Istambul foi paralisada por volta das 17h30 locais (13h30 de Brasília), no início do horário de rush noturno.

O governo ainda não tem informações sobre quem seriam os autores deste ataque, que também não foi reivindicado por nenhuma entidade estrangeira ou local. Nos últimos meses, a Turquia vem sofrendo com a ação simultânea da milícia radical Estado Islâmico, do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e de grupos de extrema esquerda contrários ao presidente Recep Tayyip Erdogan. Em 10 de outubro, pelo menos 103 pessoas morreram na explosão de uma bomba durante um protesto de partidos da oposição pedindo paz no país. O governo turco atribuiu o atentado ao Estado Islâmico.