Em um momento de debate sobre a necessidade de descentralização da matriz energética brasileira, o potencial de biomassa existente no país e a urgência das prefeituras em propor alternativas para a destinação de resíduos sólidos, será realizada a Thermal Conversion Solutions – TCS Brasil’ 16. O lançamento desse evento internacional acontece, hoje (02), na Câmara Federal. A TCS Brasil’ 16 é uma realização do Instituto de Tecnologia Aplicada e Qualificação (ITAQ), juntamente com o Gaseification Technologies Council (GTC), principal entidade mundial do setor, sediada em Colorado (EUA).

A Convenção – que será realizada em junho de 2016, em Foz do Iguaçu – promoverá discussões sobre o papel das tecnologias de conversão térmica na busca de soluções sustentáveis, bem como equipamentos e serviços voltados para o setor de conversão térmica e biogás. Entre as instituições confirmadas na conferência destacam-se a University of Illinois at Urbana-Champaign, Texas A&M University, ambas universidades norte-americanas renomadas pela excelência em pesquisa na área energética, e Câmaras de Comércio e Indústria AMCHAM (EUA), CCFB (França), CCIBA (Alemanha), CCIBI (Índia), CCIJB (Japão) e Hartenergy. Maiores informações no site www.tcs-brasil.com

COP 21 busca acordo para reduzir em 2º a temperatura do planeta
Começou na segunda-feira (30), em Paris, a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP21). Até o dia 11 de dezembro representantes de 195 países e da União Europeia se reúnem para chegar a um acordo que reduza a emissão de gases de efeito estufa que causam o aquecimento global. A meta é limitar o aquecimento global a 2 graus Celsius. O Acordo de Paris deve entrar em vigor em 2020, em substituição ao Protocolo de Quioto, que prevê a redução de emissões de gases poluentes apenas para países desenvolvidos.

Na avaliação de especialistas, a postura dos principais países emissores de gases de efeito estufa tem mudado nos últimos anos passando de uma atitude defensiva para um maior engajamento nas negociações climáticas na busca de soluções para o aquecimento global. O governo francês reforçou o policiamento em hotéis, aeroportos e fechou diversas ruas na cidade para circulação de autoridades. Isso porque, a COP 21 acontece menos de três semanas depois dos atentados terroristas que deixaram 130 mortos em Paris. O comparecimento de líderes nacionais é considerado um sucesso.

Licenciamento ambiental consorciado
O Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência entregou à secretária estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos o primeiro pedido de descentralização do licenciamento ambiental por parte de consórcios municipais. O documento foi entregue pelo presidente do Coripa, Valdelei Aparecido Nascimento ao secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Ricardo Soavinski. Fazem parte do Coripa os municípios de Altônia, Alto Paraíso, Icaraíma, Guaíra, São Jorge do Patrocínio e Terra Roxa. O documento será avaliado pela secretaria executiva do Conselho do Meio Ambiente (CEMA) e encaminhado ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Balanço
Até o momento, 18 municípios do Paraná, já estão autorizados a fazer o licenciamento ambiental. A descentralização ambiental atende a Lei Complementar nº 140/2011 e foi regulamentada pela Resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente nº 088/2013. Com esse documento, o consórcio passa a ser responsável pelo licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental de algumas atividades classificadas como de impacto local e que atualmente são atendidas pelo órgão estadual.

Semeando o futuro
A MRV Engenharia encerrou outubro com o plantio de quase 105 mil árvores em todo o país, ou seja, 81% da meta anual. Na região Sul do País, os plantios realizados em outubro representam um investimento de quase R$ 130 mil em cobertura vegetal. No acumulado, desde janeiro de 2015, a região Sul já foi beneficiada com o plantio de mais de 15,5 mil árvores nativas e frutíferas. Transportes e Energia.

Lama atinge reserva de desova de tartarugas-gigantes no ES
Mesmo com a ação de ambientalistas, que tentaram salvar as tartarugas em Regência, Linhares, na região norte do Espírito Santo, por meio da retirada dos animais, os berçários de caranguejos e de peixes, conhecidos como igarapés, foram atingidos pela lama barrenta que chegou à região, após o rompimento da barragem da empresa Samarco, em Minas Gerais.

A primeira tentativa de ambientalistas para evitar essa situação foi barrar os resíduos com a instalação de nove quilômetros de boias na região, há aproximadamente uma semana. Na ocasião, a mineradora informou que tal medida reteria até 80% dos resíduos, o que não aconteceu.

Ceres Battistelli. Jornalista, Colunista e Assessora de Comunicação