Apesar do Uber, aplicativo de carona que causou polêmica no País, estar proibido em Curitiba, algumas empresas começaram a correr atrás do prejuízo e passaram a oferecer táxis executivos — carros descaracterizados, mas com licença para rodar — na Capital paranaense. Em meio as discussões, vários usuários reclamaram da falta de comodidade dos carros que rodavam na cidade. E, embora a modalidade de táxi executivo já exista desde que foi criado o transporte, não eram todas as empresas que disponibilizavam o serviço, que custa 33% mais que o convencional. 

Mas agora, elas parecem quer mudar isso. Uma prova desta preocupação pode estar na defasagem entre o número de táxis executivos atuando na cidade e o informado no site da Urbs, empresa responsável pelo gerenciamento do serviço em Curitiba. Ontem o site da Urbs informava a existência de apenas 18 carros executivos, mas de acordo com as informações atualizadas esse número já estaria em 38.

Uma das empresas que pode não ter o carro contabilizado nas informações prestadas pelo site é a Central de Rádio Táxi Sereia, que passou a oferecer o serviço há cerca de um mês. A empresa tem só um carro que atua como táxi executivo, mas deve ampliar o número nos próximos meses, segundo as informações da coordenadora comercial da Central de Táxi Sereia, Karina Weigert Gomes.
A Rádio Táxi Faixa Vermelha é umas da maias antigas empresas a oferecer o serviço de táxi executivo. Segundo as informações do site da empresa, os carros são veículos com no máximo e três anos de uso, com motoristas bilíngües e à disposição 24 horas por dia.
O táxi executivo é um carro descaracterizado, de qualquer cor, que presta serviço de transporte individual de passageiros, também licenciado pela Urbs, mas que tem a tarifa majorada em 33%, segundo as informações da assessoria da Companhia de Urbanização de Curitiba. Para trabalhar com um táxi executivo é exigido que o motorista trabalhe vestido de traje social.
Ainda de acordo com a assessoria da Urbs, o fato de haver 38 carros rodando como táxi executivo não altera o número total de carros atuando na praça de Curitiba. Atualmente são 3.002, divididos entre carros convencionais, executivos, compartilhados e especiais para passageiros com deficiência e especiais para motoristas com deficiência.