Umas das principais escritoras brasileiras, Lygia Fagundes Telles, 92 anos, venceu o Prêmio FCW 2015 na categoria Cultura, e ganhou R$ 300 mil. O anúncio foi feito na segunda-feira, 30, pela Fundação Conrado Wessel, e a cerimônia de entrega deve ocorrer em meados de 2016. Outorgado anualmente desde 2003, o prêmio reconhece, também, uma personalidade da área médica. Este ano, o escolhido foi o oftalmologista Rubens Belfort Mattos Jr.


Mad Max ganha 1ª prévia do Oscar

O filme Mad Max: Estrada da Fúria venceu, na noite de segunda-feira, a primeira “prévia” do Oscar: o The National Board of Review (NBR). O NBR é o primeiro evento de uma série de premiações que os filmes de 2015 vão receber — como o Globo de Ouro e os dos sindicatos dos atores e dos diretores — até a data do Oscar, no fim de fevereiro. Os filmes são escolhidos por um grupo seleto de especialistas em filmes, profissionais da indústria cinematográfica, acadêmicos e jovens cineastas. Em tempo: o filme brasileiro Que Horas Ela Volta chegou a ser indicado entre os cinco melhores filmes estrangeiros, mas perdeu para O Filho de Saul, da Hungria.


Os vencedores do NBR

Melhor Filme: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Diretor: Ridley Scott (Perdido em Marte)
Melhor Ator: Matt Damon (Perdido em Marte)
Melhor Atriz: Brie Larson (O Quarto de Jack)
Melhor Ator coadjuvante: Sylvester Stallone (Creed)
Melhor Atriz coadjuvante: Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados)
Melhor Roteiro Original: Quentin Tarantino (Os Oito Odiados)
Melhor Roteiro Adaptado: Drew Goddard (Perdido em Marte)
Melhor Animação: Divertida Mente
Melhor Performance: Abraham Attah (Beasts of No Nation) e Jacob Tremblay (O Quarto de Jack) 
Melhor Diretor Estreante: Jonas Carpignano (Mediterrânea)
Melhor Filme Estrangeiro: O Filho de Saul (Hungria)
Melhor Documentário: Amy



Pelé supera Messi como melhor do mundo

Pelé, aposentado há quase 40 anos, foi considerado o maior vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo, com sete títulos e ultrapassou o então recordista, Lionel Messi, vencedor em quatro ocasiões. A revisão das conquistas foi feita pela revista France Football, criadora do prêmio em 1956, em sua edição comemorativa de 60 anos. Até 1995, apenas jogadores europeus concorriam à Bola de Ouro.


Níver do dia

Gustavo Borges

ex-nadador brasileiro, dono de três medalhas olímpicas
43 anos