Nem sempre a relação entre os sindicatos patronais e as empresas se dá de maneira amigável. Entretanto, é possível estimular uma mudança positiva na cultura das organizações, promovendo boas práticas. Foi com esse intuito que o Instituto Brasileiro de Governança Trabalhista (IBGTr) lançou este mês, o Comitê de Relações Sindicais. A Carreia & Cia conversou com a presidente do IBGTr, Danielle Vicentini Artigas.

Como surgiu a ideia de criar um Comitê de Relações Sindicais?
A ideia surgiu da intenção do IBGTr em ter um comitê, para cada um dos sete pilares da Governança Trabalhista. Para que cada um deles possa gerar conteúdo a ser repassado aos nossos associados. O objetivo do Comitê de Relações Sindicais é reunir pessoas que queiram debater, trocar experiências e aprofundar-se sobre o tema.

Quais as vantagens que as empresas possuem ao conseguir uma boa negociação sindical?
As empresas com experiência em Negociação Sindical têm uma vantagem muito grande em saber como negociar e tratar com o Sindicato dos Empregados e celebrar um Acordo Coletivo de Trabalho ou até mesmo a própria Convenção Coletiva de Trabalho, gerar um instrumento coletivo que seja favorável tanto para os colaboradores quanto para a empresa.  

Quais serão os novos passos e objetivos do IBGTr?
O IBGTr tem o intuito de disseminar a Governança Trabalhista por meio de seus sete pilares: Recursos Humanos; Gestão de Terceirizados; Segurança, Sáude e Meio Ambiente; Relações Sindicais; Contencioso Estratégico; Preventivo Estratégico e  Compliance. O Instituto continuará promovendo eventos, cursos, palestras e reuniões, a divulgação dos temas e datas será feita pelo site do IBGTr, com benefícios aos associados.  

Qual é o diferencial desse projeto, se comparado com o que já foi realizado em Curitiba e no Brasil?
Embora existam vários ambientes em que é possível discutir sobre o Direito do Trabalho, o IBGTr, um instituto sem fins lucrativos, traz um projeto diferenciado, que envolve não somente essa área, mas também a gestão da empresa de uma forma geral. Sendo assim, possibilita atingir não só advogados, mas também pessoas ligadas a recursos humanos, executivos, diretores de empresas, etc.  

Como é possível fazer parte desse comitê?
Para fazer parte do Comitê de Relações Sindicais, os interessados devem entrar em contato com o IBGTr pelo email  [email protected] e manifestar seu interesse. Na sequência a Coordenadora do Comitê, Luciana Gradowski, dará retorno ao interessado informando os direitos e deveres do membro do Comitê.


Curtas

* Vapza é ganhadora do Grand Prix do Prêmio Top de Marketing. Oferecido pela ADVB-PR, o prêmio é considerado o Oscar do setor no Paraná. O case ganhador foi da Nova comunicação do portfólio Vapza, que englobou layout de todos os produtos da marca e o lançamento da Linha de Orgânicos.

* O CIEE/PR oferece gratuitamente vários cursos, treinamentos, oficinas e palestras para estudantes, preferencialmente cadastrados no CIEE/PR e matriculados no Ensino Médio, Técnico ou Superior, mas sem deixar de atender aqueles que já concluíram seus estudos e que buscam atualização em diversos assuntos relacionados à empregabilidade. Rua Ivo Leão, 42 – Alto da Gloria – Curitiba- (41) 3313-4371/3313-4367 | [email protected]
Livro :Tô Perdido! Mudança e Gestão de Carreira, a autora Adriana Gomes apresenta os caminhos e alternativas para que você consiga encontrar as respostas para se situar profissionalmente, seja na mudança de emprego, de carreira ou mesmo empreendendo em negócio próprio. Editora Qualitymark


Acreditar é essencial, mas ter atitude é o que faz a diferença

Autor desconhecido