SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-goleiro inglês Gordon Banks, 77, anunciou neste domingo (13) que está com um câncer no rim.
Banks, que apesar de campeão do mundo com a Inglaterra na Copa de 1966 é mais conhecido por ter feito o que muitos chamam de “defesa do século” depois de uma cabeçada de Pelé durante jogo entre Inglaterra e Brasil pela primeira fase da Copa do Mundo do México, em 1970. Apesar da grande defesa de Banks, o Brasil venceu o jogo por 1 a 0 com gol de Jairzinho.
A divulgação da doença foi feita em entrevista ao jornal inglês “Sunday Mirror”. Segundo a publicação, esta é a segunda vez em 10 anos que o ex-atleta apresenta a mesma doença. Em 2005, Banks foi operado para retirar um dos rins e acabou se recuperando da doença.
Agora, Banks faz quimioterapia para evitar a retirada do segundo rim, o que o obrigaria a se submeter a um transplante do órgão.
“Se eu consegui fazer uma defesa como aquela contra o Pelé, enquanto jogava contra os melhores do mundo, então eu estou pronto para passar por esta batalha contra este problema de saúde”, disse Banks.