A Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) prestou atendimento a oito filhotes que foram abandonados nos trilhos do trem do bairro Santa Mônica em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O caso ocorreu na manhã desta segunda-feira, 14, e segundo testemunhas, os filhotes tinham sido amarrados dentro de um saco que estava próximo. 

Três filhotes estavam feridos. Com a ajuda de quem pediu socorro, a equipe da SPAC encontrou um dos filhotes no rio e outro caído no meio do mato. “Mal conseguiam andar, estavam muito fracos. Havia ainda um filhote morto nos trilhos, o corpinho estava cortado pela metade. Havia ainda uma perninha próxima do corpinho. Dois filhotinhos estavam com os rabinhos mutilados e uma filhotinha teve a perninha arrancada”, afirma em nota a presidente da sociedade, Soraya Simom

Os filhotes foram encaminhados à SPAC e atendidos pela veterinária Gilmara da Luz, medicados para dor e submetidos a procedimento de emergência. Os filhotinhos do rabinho passam bem, mas a filhotinha que perdeu a perninha infelizmente faleceu algumas horas após o procedimento, pois havia perdido muito sangue.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e fotos dos ferimentos, do filhotinho morto nos trilhos foram encaminhadas, além disso, testemunhas também foram arroladas no processo. “Quem tiver informações que levem ao covarde que cometeu este crime deve entrar em contato diretamente com a DPMA nos telefones (41) 3356-7047/3251-6200”, diz a nota.

Os filhotes aguardam adoção. Famílias adotantes devem ir pessoalmente a entidade com documento de identidade com foto, comprovante de residência, assinar termo de responsabilidade. Informações de horário e endereço no www.spacuritiba.org.br.