Para o comércio, o Natal é uma das datas mais esperadas em um período propício. Final de ano! Época para vender o que não vendeu durante o ano. Para alguns, a salvação do negócio e para outros apenas uma oportunidade, para vender mais, usando a imagem do bom velhinho de roupas vermelhas. 

Nos grandes centros comerciais, o personagem sentado em um trono dourado tira fotos com crianças e adultos. O chapéu vermelho torna-se símbolo da comemoração e muitas empresas colocam-no em seu logo.

Mas tudo é marketing, tudo é um. Na vida, tudo acontece por nós, as pessoas são egoístas e o consumismo aumenta enquanto as pessoas ficam cada vez mais isoladas e escondidas por trás de um computador ou smartphone. Pode ser por carência, para mostrar poder ou apenas para satisfação pessoal. Tudo é na verdade ego-consumo — não sei se este termo existe, mas achei apropriado.

Mas quem disse que tudo isso é errado! A sociedade diz que é certo e os comerciantes aproveitam, precisam vender e nós queremos comprar, comprar e comprar. Trabalhamos duro, nada é fácil, para quê? Para comprar!

Os brilhos e a imagem do Papai Noel com trajes vermelhos enfeitam o comércio e impulsionam as vendas. Tudo começa em outubro, preparando os consumidores para a grande data. Vitrines com novos produtos, vendedores com camisetas vermelhas, lojas decoradas, embrulhos de presentes personalizados, tudo para agradar os clientes — e agrada.

Mas quem disse que o Papai Noel teria que usar trajes vermelhos?

O bom velhinho foi inspirado em São Nicolau, arcebispo da cidade de Mira — atual Turquia — no século IV. Diz a lenda, que São Nicolau ajudava quem estivesse em dificuldades financeiras. Foi transformado em Santo após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

Papai Noel por muito tempo foi representado com trajes de inverno na cor verde. Quem conhece o Papai Noel com trajes na cor verde? Nasci e irei morrer com o Papai Noel usando roupas vermelhas, barbudo e sempre sorrindo, que lembrança agradável, independente da religião.

No século XX nos Estados Unidos e Canadá, a Coca-Cola lançou um comercial do bom velhinho com trajes vermelhos, gordinho, alegre e com barba toda branca. A força do marketing a partir deste momento transformou uma história para sempre, um simples comercial amadureceu a verdadeira história transformando os trajes verdes em vermelho, amadureceu a ideia incentivando o consumismo e o prazer em trocar presentes.

O marketing quando bem planejado, transforma ideias e conceitos em realidade. Transforma a sociedade com uma força que ninguém pode dizer que o Papai Noel usa trajes verdes.

A sociedade bloqueia a criatividade que impede empresários de aceitarem novas ideias, novos conceitos. Quem hoje teria coragem de lançar um comercial do Papai Noel com trajes azul? Se a Coca-Cola fez, por qual motivo você também não pode fazer? Quem disse que é errado?

Aproveite! Inove! Faça diferente para fazer a diferença! Não acredite no que a sociedade diga que é certo, acredite no que você acha que é certo, é a única certeza que temos na vida e que fará crescermos profissionalmente e como pessoa.

 

Jaques Grinberg Costa é Coach de Vendas