A prefeitura de Nova Santa Rosa, na região oeste do Paraná, resolveu inovar para conseguir exterminar doenças como a dengue, chicungunya e zika vírus, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. É que o poder municipal está premiando os moradores que mantém seus quintais limpos e sem criadouros do mosquito. Desde o início da campanha, pelo menos três moradores e seus vizinhos já foram premiados e há a expectativa de que novos sorteios sejam feitos em breve.

A premiação acontece da seguinte forma: primeiro um morador é sorteado e recebe a visita de um agente de endemias. Caso nenhum foco do mosquito seja encontrado, o dono da casa, seu vizinho da direita e seu vizinho da esquerda são premiados. Tais prêmios, inclusive, foram comprados com o dinheiro arrecadados com as multas aplicadas aos moradores em cujas casas foram encontrados focos do mosquito.

A ideia, embora tenha chamado a atenção agora, não é inédita. Desde 2013, quando o município sofreu uma epidemia de dengue e chegou a registrar mais de 200 casos confirmados, é feita a premiação, que vem trazendo bons resultados. Atualmente são 20 casos confirmados e um caso suspeito.

Confira a reportagem completa do portal G!