LONDRES (Dover) – Todos os turistas sabem o que há para ver e fazer em Londres- Torre de Londres, Parlamento, Palácio de Buckingham, Troca de Guarda, teatros. Além de passear nos ônibus de dois andares ou ver o Tâmisa. E ninguém vai querer perder a visita a um pub londrino, para experimentar os vários tipos de cerveja e até arriscar um jogo de dardos.

MÁLAGA (Espanha) – Fundada pelos fenícios, o porto no Mediterrâneo atrai pelos muitos monumentos históricos, como o Alcazaba, castelo mouro erguido no século XI, e a Catedral, com suas duas capelas e o impressionante coro. Os museus, os parques e a Plaza de la Merced, onde fica a casa onde nasceu Picasso, tudo é parte do encantamento.

MARMARIS (Turquia) – O calmo ancoradouro no Mediterrâneo é o principal porto de iates do país. Mercados à beira mar e o passeio pelo calçadão permitem admirar os iates dos ricos e famosos ancorados na marina. Barcos e balsas fazem a navegação regular até Rhodes, ilha grega com muita beleza.

MESSINA (Sicília) – Porto histórico no Estreito de Messina tem passado vivo, incluindo ter sido conquistado pelo árabes no século IX depois de Cristo e liderar uma revolta contra os bourbons no final de 1700. É parada especial no roteiro dos cruzeiros marítimos, para visitas a cenários históricos e apreciar os famosos Caravaggios no museu. Messina é passagem para Taormina, uma das mais belas cidades europeias, onde o Etna, coberto de neve no inverno, continua a despejar lavas e fogo.

NÁPOLES (Itália) – No sul do país, é a terceira cidade mais populosa da Itália. Há um clima agitado, animado, barulhento, típico da metrópole napolitana, que tem pontos históricos, belas galerias para compras, uma gastronomia irresistível e o cenário da bela Baía de Nápoles. Perto da cidade ficam o Monte Vesúvio, a Costa Amalfitana, a romântica ilha de Capri e sua Gruta Azul.

PARIS (Le Havre) – A partir de Le Havre dá para visitar a cidade de Rouen, o resort de Deauville ous as praias do dia D, na Normandia. Mas é Paris que atrai a todos, Cidade Luz sempre fascinante, com sua Tour Eiffel, Arco do Triunfo, catedral de Notre Dame, Louvre. E basta caminhar pelo Champs-Elysées para ter uma experiência inesquecível.

ROMA (Cicitavecchia) – Quem vai até a Itália, vai a Roma, onde o Vaticano e sua Capela Sistina, o Coliseu, a Fontana de Trevi são as primeiras atrações. É preciso jogar uma moeda na Fontana de Trevi, agora restaurada, brilhando em sua brancura de mármore como nos primeiros dias. É para ter certeza do retorno para a Cidade Eterna.Andar sem pressa pelas ruas de tantos marcos históricos, parar nos cafés e tratorias nas calçadas, são coisas que ensinam o que la dolce vita romana.

SÃO PETERSBURGO (Rússia) – Foi em 1703 que Pedro, o Grande, começou a construir a monumental cidade, levando a cultura da Europa para a Rússia czarista. Criou uma obra-prima na cidade que encanta pelos parques, praças, pela arquitetura ornamentada e as pontes que passam sobre rios e canais. A Fortaleza de Pedro e Paulo, a Catedral de S. Isaac, o museu Hermitage – o maior do mundo – são motivos suficientes para fazer de São Petersburgo o melhor destino de um cruzeiro.

TALLIN (Estônia) – São muitas as paisagens fascinantes na histórica cidade do Mar Báltico: Catedral de Aleksander Nevksy, Catedral e prédio do Parlamento. O passado é preservado na Colina de Toompea, nas ruas estreitas e traçado intrincado na Cidade Baixa, na Praça da Prefeitura. Uma história que vai muito além dos cartões-postais.

VENEZA (Itália) – Não há cidade que possa ter comparação com Veneza, uma cidade-porto construída sobre mais de 100 ilhas. Um mundo renascentista feito de canais, pontes, mercadores no Adriático, gondoleiros que remam de pé em suas embarcações típicas e únicas, cidade onde até os ônibus navegam. Tudo é feito de magia, desde a Praça São Marco até o passeio aquático no Grande Canal. Palácio do Doge, ruelas escuras cheias de mistério, que desembocam em largos e praças movimentadas, hotéis palácios, palácios museus, restaurantes e tratorias que servem os famosos frutos do mar. E ainda dá para conhecer ilhas próximas, como Murano e seus cristais, Burano e suas casas coloridas em volta de canais e tantas outras. É a vida de todos os dias em um cenário de fantasia e mistérios.

VIGO (Espanha) – Chamado de Porta para o Atlântico, o porto fica na região galega da Espanha e vai encantar aos turistas com seus parques e jardins, praças e prédios históricos. São muitos e variados os museus e há muita obra de arte ao ar livre, como a famosa Sereno, uma estátua dourada do escultor Paco Liero. Além das belezas da cidade há muito que ver na paisagem de montanhas, vistas oceânicas, tudo que dá mais encanto à cidade, que é também uma porta para Santiago de Compostela.

WARNEMÜNDE (Berlim) – Warnemünde é a última cidade da Alemanha antes da Escandinávia. É porto charmoso, tem praia conhecida internacionalmente por suas cadeiras de vime e é caminho para Berlim. Dificilmente um cruzeirista vai deixar de querer conhecer a cidade mais movimentada da Alemanha, capital de tantas histórias.Mas quem já esteve em Berlim, já viu o Tiergarten, o portal de Brandenburg, o Estádio Olímpico, o que restou do Muro de Berlim, os parques que tornam a capital uma das cidades mais verdes da Europa, deve ficar em Warnemünde, para conhecer um pouco do outro lado do país. Em meia de ferry-boat dá para chegar na Escandinávia, mas é o porto, os veleiros, os iates, as casas de férias, as construções que guardam a arquitetura de outros séculos em Warnemünde que podem fazer a diferença na escala ou ponto de partida de uma viagem.