A Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), responsável por receber e triar quase 50% dos resíduos recicláveis coletados pela Prefeitura de Curitiba, passou por revitalização. Administrada pelo Instituto Pró-Cidadania, no último ano a UVR ganhou pintura, iluminação e cabeamentos novos, além de um investimento em maquinário, como a aquisição de uma prensa semiautomática, uma talha (equipamento para efetuar o transporte dos rejeitos das esteiras para a área de descarte) e esteira transportadora.

No total, R$ 800 mil foram investidos na usina. Segundo o superintendente do Pró-Cidadania, Gerson Guelmann, as reformas possibilitaram uma melhora na produção da usina e na qualidade de trabalho dos colaboradores. A UVR emprega quase 200 funcionários. A segurança e qualidade digna de trabalho para o nosso pessoal é essencial. Com as reformas, o ambiente da usina ficou mais agradável para as atividades ali desenvolvidas. Mas também investimos para o aumento da produtividade. A prensa e esteira novas, por exemplo, evitam repetições, aumentando a qualidade e a rapidez nos processos, explica.

O Pró-Cidadania investiu também em uma nova estrutura para armazenamento dos produtos já prensados, evitando que ficassem expostos ao tempo; criou uma nova área asfaltada e própria para o recebimento de material bruto, em caso de necessidade; revitalizou as áreas verdes da unidade, por meio do plantio de 150 mudas de árvores nativas; investiu na área recreativa; modernizou a telefonia e a informática da usina; construiu uma nova cobertura metálica na área de produção; reformou toda a parte administrativa e instalou umidificadores dentro das áreas de produção.

Outra mudança importante, que garante ainda mais sustentabilidade e economia de recursos, é o uso da balança da UVR para a pesagem de caminhões com recicláveis vindos da região norte de Curitiba. Antes, os caminhões recolhiam o material e precisavam ir até a região sul da cidade para realizar a pesagem. Agora, os caminhões são pesados diretamente na usina, o que economiza combustível, otimiza o processo de logística dos resíduos, facilita o trânsito e agiliza a coleta do município de Curitiba, complementa Guelmann. A balança foi também certificada pelo Inmetro.

Para o gerente ambiental do Pró-Cidadania, Paulo Figura, a diferença na rotina da unidade depois da revitalização já pode ser sentida, mas ainda há mais para fazer. A usina ficou muitos anos sem investimento e estamos retomando o tempo perdido. Agora, pretendemos investir em novas tecnologias, a fim de reduzir a quantidade de rejeito, com o objetivo de agregar valor aos materiais, diz. Os materiais triados na usina são comercializados com empresas especializadas.

 

Meio ambiente

A UVR é essencial para o meio ambiente. Atualmente, a usina separa os resíduos sólidos da coleta seletiva em mais de 70 itens. Com isso, os materiais têm seu ciclo de vida ampliado, o que impede que sigam para os aterros.

Para se ter uma ideia, somente com o trabalho de um ano da UVR, mais de 50 mil árvores foram poupadas do corte e mais de 5 milhões de garrafas PET (de dois litros) foram recicladas. Além disso, 1.375 toneladas de matérias primas naturais, como a areia para a fabricação de vidro, deixaram de ser extraída da natureza, e 248 toneladas de minério de bauxita, para a fabricação de alumínio, também, afirma o coordenador da unidade, João Vitor Rosset.