Depois de um dia agitado, nada melhor que um descanso em nossa casa. Por isso, todo cuidado é necessário na hora de construir os espaços de onde se morar, principalmente no momento de decorá-lo. Cada cômodo retrata a identidade, a personalidade e o desejo de seus donos. Mas e como colocar as tendências retrô e vintage no dia a dia? Quando usamos produtos Vintage ou Retrô, inconscientemente, retornamos à memorias de nossa infância, talvez da casa de nossos avós, o que traz um aconchego e acolhimento ao lar, explica Nathalia Maule, arquiteta da Santa, fábrica de ladrilhos, do Grupo Villagres.

Na decoração de uma sala, por exemplo, Nathalia ressalta que é importante considerar que este é um ambiente que, para alguns, precisa ser descontraído e bem arrojado. Já para outros, basta uma decoração sóbria.

No entanto, independente do estilo adotado não se pode deixar de lado o o conforto, o aconchego e a praticidade, que este espaço irá proporcionar. Um dos pontos que ela ressalta é o poder que a decoração tem ao despertar estímulos sensoriais como: tranquilidade e bem estar.

Estas sensações podem ser influenciadas através das cores, texturas e formas, diz. Textura e tons naturais trazem a paz e a harmonia da natureza para dentro de casa, transportando o ambiente externo para o nosso interior. Desta maneira é possível desacelerar a rotina do dia a dia.

Referência da Casa Cor 2015, o estilo retrô ou vintage está super em alta. Esta tendência é uma releitura do lifestyle vivido nas décadas de 50, 60 e 70. O ladrilho está ligado às lembranças, ao afeto e ao fascínio. Para aliviar o estresse diário, buscamos ambientes mais acolhedores, onde podemos encontrar paz interior e tranquilidade, completa Nathalia.

Na hora de aplicar os ladrilhos, basta usar a criatividade. As formas de aplicação são diversas: usado como peça decorativa em mesas, em formato de tapete, e em pisos e paredes, no estilo patchwork e/ou dando um efeito de continuidade e amplitude.

TONS NEUTRO ESTÃO EM ALTA
Outra tendência fortíssima, inspirada na Casa Cor 2015 e com destaques nos projetos arquitetônicos são os tons neutros (bege e cinza).

O revestimento com mármore torna o ambiente ainda mais refinado. Além de nunca sair da moda, o cinza – conhecido como tom urbano industrial chique – é considerado como a cor temática do ambiente, garantindo um visual clean e sofisticado, frisa a profissional.

Alinhada às tendências mundiais de design 2015/2016 para o ramo de arquitetura e design de interiores, a Villagres lança coleção Touch – técnica de polimento que apresenta possibilidades de brilho pleno ou de textura acetinada, extremamente suave ao toque.

A proposta é retomar produtos com estilo clássico e design simples, buscando uma elegância atemporal, trazendo cores neutras e naturais. A arquiteta Nathalia acentua que o principal conceito apresentado é o de um design contemplativo, que inova nos significados e experiências sensitivas. É uma nova coleção que explora todo o poder do toque e da textura em um ambiente, acrescentando sensações e novos sentidos à superfície dos produtos.