Por mais que as vitrines estejam atrativas com as liquidações de começo de ano, quem está com dívidas atrasadas, nome sujo e mesmo com o orçamento apertado deve se afastar de tentações. Para vender mais e amenizar as perdas ocasionadas pela crise, muitos comerciantes estão liquidando estoques, fazendo de tudo para atrair o cliente. Porém, comprar sem planejamento, por melhor que seja a oferta, poderá comprometer tanto os pagamentos de começo de ano (IPTU, IPVA, matrícula, material escolar etc.) como agravar uma situação de inadimplência já instalada.

Outro problema são as despesas parceladas feitas para o Natal, lembra a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat. Antes de pensar nas liquidações, o consumidor precisa colocar no papel o que deve ser pago e verificar se a renda da família cobre todas as contas. Priorize o pagamento das dívidas já assumidas, como a fatura integral do cartão de crédito com as compras realizadas no final do ano passado.

Segundo a executiva, se forem identificadas sobras neste orçamento, aí sim vale a pena pensar em como aproveitar uma oferta de ocasião. Mas, de qualquer forma, é preciso analisar friamente: eu estou mesmo precisando desse item? A planilha de orçamento doméstico disponibilizada no link: www.serasa consumidor.com.br/planilhafinanceira pode ajudar a tomar decisões acertadas antes de ir às compras.