Nesta terça-feira, 12, saiu uma atualização de segurança para Windows que, além de ser a última disponível para o Windows 8 — que parou de ser vendido em outubro de 2014 e foi substituído depois pelas versões 8.1 e 10 — será a última modificação para as versões 8, 9 e 10 do principal navegador da Microsoft, o Internet Explorer (IE).

A notícia alimenta ainda mais o rumor de que o browser poderá “morrer” em breve.
A nova atualização, de número KB3123303, pode ser baixado no próprio Windows. O Windows 8.1, porém, ainda vai receber reforços de segurança. E claro, há a possibilidade dos usuários migrarem para o Windows 10 gratuitamente, baixando a atualização do sistema.

A partir de agora, as versões 8, 9 e 10 do IE também não receberão mais suporte técnico; apenas a última versão do browser, a 11, continuará sendo mantida. Conforme a empresa explicou (em inglês): “a partir de 12 janeiro de 2016, apenas a versão mais atual do Internet Explorer disponível para um sistema operacional com suporte receberá apoio técnico e atualizações de segurança. Internet Explorer 11 é a última versão, e vai continuar a receber atualizações, correções de compatibilidade e suporte técnico no Windows 7, 8.1 e 10”, diz.


Poucas exceções

Haverá poucas exceções nessa política da Microsoft. Em outra página, a empresa mostra uma tabela em que aponta, por exemplo, que o IE 9 para a versão SP2 do Windows Vista ainda poderá ser assistido. Alguns Windows Servers — sistemas para o segmento de tecnologia da informação, que gerenciam servidores — e Windows Embedded — voltados para aplicações específicas, que vão de videogames a pontos de venda no comércio — também terão versões 7, 8 e 10 do IE atualizadas.


Biblioteca de Apps

Snapchat

O aplicativo Snapchat (disponível gratuitamente para Android e iOS) permite enviar mensagens que se autodestroem com o tempo. Depois de fazer o cadastro, a primeira tela que aparece no Snapchat é a interface da câmera. Para tirar foto basta tocar no botão virtual redondo que fica na parte inferior. Gravar vídeos exige que o usuário segure o botão por alguns segundos para iniciar o processo. Com uma imagem captada, o Snapchat habilita uma série de configurações. Uma delas é a opção para definir o tempo de duração da mensagem. O ícone fica ao lado esquerdo inferior. Depois, o aplicativo mostrará seus amigos. Basta escolher e, por fim, tocar na seta na parte inferior da tela para enviar o conteúdo.


Fofurices na rede

Trevo de quatro folhas

O artista húngaro Dudolf decidiu encerrar 2015 com uma mensagem de boa sorte em forma de desafio. Depois de mobilizar milhares de pessoas em busca de um panda escondido entre bonecos de neve, agora é a vez de achar um trevo de quatro folhas perdido entre simpáticos porcos coloridos.