Entre os dias 18 e 22 de janeiro, os candidatos selecionados no vestibular 2015/2016 da UFPR (Curitiba e Pontal do Paraná) farão seu primeiro contato com a Universidade durante o registro acadêmico – realizado no Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA), no Prédio Histórico da Praça Santos Andrade. Cada curso tem uma data e horário pré-estabelecidos para a realização da matrícula (a relação completa pode ser consultada no Guia do Candidato ou pelo site do Núcleo de Concursos), sendo que muitos veteranos se organizam para receber e conhecer os novos estudantes.

Promovendo a cultura de paz defendida e buscada constantemente pela Universidade, as calouras e calouros poderão contar com diversos meios de registro de ações violentas e discriminatórias que possam vir a acontecer neste primeiro acolhimento aos estudantes. Aqueles que, de alguma forma, se sentirem humilhados, agredidos ou coagidos durante as atividades promovidas na ocasião do registro acadêmico ou nas primeiras semanas de aula, poderão buscar ajuda junto à comissão anti-opressões do Diretório Central Estudantil (DCE), às comissões setoriais de recepção dos alunos e também por meio da plataforma Conte Conosco.

Há múltiplos canais para registro de eventos discriminatórios e violentos que ocorram durante o acolhimento aos novos estudantes, explica o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari. O DCE manterá uma equipe de apoio ao longo da semana de registro acadêmico e as comissões setoriais de recepção estarão disponíveis ao longo das primeiras semanas. Por fim, o programa Conte Conosco pode ser acessado através da página da UFPR (www.ufpr.br) como canal para denúncias e relatos de episódios de discriminação ou violência. A plataforma virtual do Conte Conosco garante o sigilo das informações recebidas e dispõe de grupos de apoio a vítimas ou pessoas sob risco de violência.