Realmente não há outro adjetivo afinal um modelo dito de entrada, com motor de 3 cilindros, com turbo e controle de tração claro que surpreende positivamente. É o primeiro motor na categoria a associar turbocompressor e injeção direta, sistema denominado TSI pela marca. 

Avaliamos no período das festas de final de ano o WV UP TSI e nos surpreendemos com sua ousadia. O motor 1.0 de três cilindros com turbocompressor aumentou em 28% a potência e em 62% o torque do Up, o o aspirado rende 75 cv e 82 cv com gasolina e etanol no tanque, sua versão mais nervosa entrega 101 cv e 105 cv com os mesmos combustíveis. Já o torque passou dos 9,7 kgfm e 10,3 kgfm conseguidos até então para 16,8 kgfm tanto com gasolina quanto com etanol. A transmissão é sempre manual com cinco marchas e, no caso do Up TSI, há controle eletrônico de tração. 

Na boléia a primeira surpresa vem justamente pelo desempenho para um motor tão compacto. Com o torque consistente já a 1.500 rpm, o motorista quase não precisa recorrer ao câmbio para ganhar ímpeto nas retomadas de velocidade: basta acelerar. Como resultado, o motor é um dos mais econômicos já vistos no mercado. O turbo não produz ruído algum nem dá qualquer tranco, a ponto de mal se perceber sua atuação.

Na avaliação do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, o Up TSI recebeu nota A e registrou consumo energético de 1,44 MJ/km, o melhor nível registrado até agora no Brasil. São 9,6 km/l e 11,1 km/l na cidade e na estrada quando abastecido com etanol e impressionantes 13,8 km/l e 16,1 km/l na cidade, quando há gasolina no tanque. 

O Up TSI está disponível nas versões e a aparência das várias versões é similar às oferecidas até então, mas a frente foi alongada em quatro centímetros no para-choque, a fim de abrir espaço para componentes mecânicos atrás dele, e a tampa traseira vem pintada em preto brilhante (para qualquer cor de carroceria).