Ano Novo Chinês começa com a lua nova e termina na lua cheia, 15 dias depois. Entre 13 e 14 de fevereiro São Paulo também terá festas, concentrando na Praça da Liberdade da capital paulista os 4.713 anos de quem segue o Calendário Lunar chinês. Turistas e descendentes de japoneses, chineses, coreanos estarão reunidos a partir das 11 horas, início das comemorações da 11ª. Festa do Ano Novo Chinês, que desta vez terá como parte importante da decoração o Macaco. Vai dar Macaco na cabeça, seguindo o lema O fogo abrasador Yang encosta em um metal potente (metal Yang).

No Feng Schui o Fogo Yang representa a Força Brilhante do Sol e o Metal Yang, a Espada Justiceira. Ou seja: O sol brilha para os justos. Então é bom seguir os ensinamentos milenares que orientam para que todos sejam bondosos e humildes ao comunicar com os outros seres. Mas saber recuar, sempre que for preciso.

Macaco é signo dos nascidos nos anos 1920 , 1932, 1944, 1956, 1968, 1980, 1992, 2004, 2016.Diz o horóscopo chinês que são pessoas hábeis, criativas, energéticas, prontas para enfrentar desafios. Seus aliados são pessoas dos signos do Rato, Dragão e Serpente.

2016 será um ano para fazer aliança com o adversário, toda vez em que for impossível vencê-lo. Mas para ganhar um Novo Ano será preciso merecê-lo. Faça sua parte.

Se preferir conhecer de perto festas tradicionais e estiver na Cidade Luz, aproveite para fazer descobertas. Que nem precisam do Ano Novo para ser um bom projeto de viagem.

O mundo inteiro comemora, mas é San Francisco, na Califórnia, que reúne a maior comunidade chinesa fora da China, e Hong Kong, o lado moderno que voltou ao país milenar, que atraem mais as atenções.Os mais de cinco mil anos de cultura chinesa, os 150 anos de história colonial fazem de Hong Kong um lugar mágico, encontro do Oriente e do Ocidente, da tradição e do modernismo, dos mistérios e lendas às certezas da razão. No aterro de Wan Chai costumam acontecer os grandes desfiles, marcando o novo ano. Dragões coloridos, danças folclóricas, grupos étnicos representando com suas vestimentas os diferentes países do mundo, combinam culturas e misturam filosofias de vida. Claro que não faltam os fogos de artifício, arte chinesa que ilumina a Baía Victoria, simbolizando um futuro brilhante.

O Ano Novo leva os orientais para os templos, para orações de agradecimento e pedidos de boa sorte e saúde – com muito dinheiro – para o futuro. É a ocasião para prever os próximos anos e rever o passado. Uma tradição sempre cultivada é a visita às árvores de Lam Tsuen, onde os chineses deixam papéis coloridos com pedidos de boa sorte. Ao serem jogados, e grudarem na árvore, quer dizer que o pedido será atendido. Os inúmeros mercados de flores e plantas vendem tudo o que têm significado especial: árvore de kumquat (laranjinha minúscula), narcisos e peônias simbolizam prosperidade. Flores de pêssego trazem romance e tangerinas prometem relacionamentos duradouros e casamentos férteis. Os vasos com plantas significam boa fortuna.


Veneza pode ser até boa idéia para uma fantasia

TREKKING CHINÊS ATRAVÉS DE PARIS
Manhã cedinho na Cidade Luz. Como é inverno, os dias começam cinzentos, faz um frio e cai uma garoa que esvazia as ruas. Mas para os adeptos do trekking, começa uma marcha de seis horas através da capital francesa, para descobrir o Himalaia, a África, a Índia, a China. Uma aventura para aqueles que já conhecem Paris de maneira convencional. Uma chance de ampliar horizontes. Mesmo os parisienses adotam esse novo olhar para a capital francesa.

CHINA – O XIIIe arrondissement, conhecido como Chinatown parisiense, foi o lugar escolhido pelos imigrantes que fugiram da ditadura comunista entre 1975 e 1982. Eram originários do Cambodge, Vietnam, Tailândia, Laos. Metade deles tinham ancestrais chineses. Mas quem quer descobrir traços mais antigos da imigração oriental, deve seguir para o IIIe e IVe arrondissement, e também para Belleville.

MARAIS – A caminhada começa na praça des Vosges e no Museu Victor Hugo. O grande escritor francês era um colecionador de arte chinesa e até daquilo que o francês chama de chinoiseries. Visitando o museu, a gente aprende a distinguir as verdadeiras peças de arte chinesa, daquelas made in China para agradar aos ocidentais. Os primeiros chineses chegaram ao bairro há mais de cem anos, trazendo a saponite, uma pedra utilizada nas esculturas. Eram originários de Wenzhou, uma cidade do Zhejiang distante 400 quilômetros de Shangai. Depois, durante a Primeira Guerra Mundial, os chineses foram recrutados para substituir os trabalhadores franceses e aliados, que partiram para o front. Poucos ficaram. Mas foi realmente nos anos 20 e 30 que o povo de Wenzhou, comerciantes como todo bom chinês, investiu no bairro. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando os judeus foram deportados, os chineses assumiram as fábricas de artigos de couro e os têxteis.


É no bairro da Liberdade, em São Paulo, que começa o Ano Novo Chinês

Na Rue des Vertus, os chineses carregam a sacola com alimentos provenientes do país de origem, mas levam o pão baguette debaixo do braço, para mostrar integração com a França. Vários quarteirões têm ideogramas nos cartazes e anúncios, fazendo companhia às marcas da velha Paris e suas casas antigas. A dois passos dali, na rue au Maire, o visitante encontra durians, bambu de inverno, nabos, peixes e várias mercadorias embaladas em papel colorido. Nas mercearias, as proprietárias chinesas, há mais de um quarto de século em Paris, continuam sem saber falar o francês. Nem é necessário: 80% da clientela é chinesa. E seus filhos falam francês sem sotaque. Normalmente é o avô dos comerciantes o pioneiro a chegar nas terras ocidentais. Depois, chegaram os outros familiares. Também houve uma enorme massa de imigrantes chineses na década de 80, quando o país de Mao Tse Tung abriu suas portas. Então era preciso trabalhar bastante, ficar rico mais depressa, para receber tanta gente. E muitos foram morar em Aubervillier ou Belleville, fugindo dos aluguéis muito altos.

BELLEVILLE – passando pela praça da République, depois o faubourg du Temple, o visitante chega ao boulevard de Belleville. Não é raro encontrar uma limousine sem fim, estacionado ao meio fio da calçada: é um casamento chinês, com todos os seus exageros. Os imigrantes de Wenzhou começaram a ocupar a região já nos anos 1990, abrindo restaurantes, mercadinhos, lojas de roupas e utensílios. A imigração asiática tinha começado dez anos antes, com o chamado boat people, como no XIIIe arrondissement. Hoje as ruas estão tomadas por grandes supermercados chineses, restaurantes famosos, que se orgulham de defumar o verdadeiro canard laqué, o pato laqueado , por causa de um forno especial importado da China.


São Paulo, Paris, San Francisco: onde houver uma comunidade chinesa, vai ter festa em fevereiro para o Ano do Macaco

Na rue de Courcelles, um incrível pagode foi construído no meio de imóveis parisienses de outros tempos. Parada obrigatória no salão de chá Wen Zhou. Quem chega fica espremido entre outros clientes e convém não respirar muito profundamente, porque o ar fica pesado. Mas a comida é deliciosa. E quem quer preparar em casa seus pratos exóticos, pode frequentar as aulas de culinária chinesa na rue de Rébeval. As aulas são proferidas por um neto de chinesa, com longa tradição europeia. Seguindo caminho, surgem as lojas especializadas na venda de vários tipos de chá, envoltas em um aroma indefinido, difícil para o ocidental descobrir. É loja com medicamentos tradicionais: raízes, animais exóticos secos, garras de aves. Como nada disso tem venda autorizada, os produtos são escondidos na parte de trás da loja.

NA ROTA DO VIIe, VIIIe, XVIe
Aí é hora de pegar o metrô e seguir até Monceau. O Musée Carnuschi, nome de um banqueiro que deixou de herança para a cidade de Paris a sua coleção de arte asiática, fica na avenida Vélasquez. É o quarto museu de arte chinesa da Europa. Partindo depois do museu, atravessando o parque Monceau, o turista estará na rue de Courcelles, para encontrar um incrível pagode plantado em meio aos imóveis tradicionais parisienses. Foi um colecionador – Ching Tsai Loo -, que transformou uma mansão do século XVII em palácio chinês, em 1928. Lá ele vendia antiguidades chineses, um comércio que seus descendentes mantiveram, até as obras de renovação do edifício.

O passeio continua até a avenida Friedland. Chegando aos Champs Elysées, o visitante terá a sensação de ter feito uma longa viagem por outras terras. O dia termina no panteão budista do Museu Guimet, na avenida Iéna. Importante é ver também o pequeno jardim de inspiração japonesa e, se for possível, apreciar a cerimônia do chá típica do Japão. Convém se informar com antecedência, porque as cerimônias são raras e o número de participantes é limitado a seis pessoas.


O mais elegante, sofisticado e exclusivo: carnaval de Veneza

ENDERÊÇOS – Museu Victor Hugo, número 6 na place des Vosges; Museu Cernuschi, número 7 da avenida Vélasquez; Panthéon budista do Museu Guimet, número 19 de avenida Iéna.

CARNAVAL TIPO BY,BY BRAZIL
Se comemorar o Ano Novo já cansou, antecipe sua festa com o Carnaval. E, fugindo da confusão, diga By, By Brazil e embarque em outra festa.

Montenegro – só o nome já faz sonhar. Lembrando um país longínquo, e não um membro da União Européia. Mais conhecido pela temporada de verão, quando as praias ficam ensolaradas, o Adriático é mais azul e seus espaços são tomados pelos russos e alemães. No entanto é no inverno que a pequena república nos balcãs, contornada pela Croacia, Bosnia-Herzégovina, Sérvia, Cossovo e Albania, tem o nordeste movimentado pelas estações de esqui.Lá nada é imenso nos domínios da neve. Quem gosta de decidas vertiginosas, desníveis, itinerários fora da pista, melhor procurar outras estações de esqui. Ou esperar a temporada primavera-verão.


Chinatown existem em todos os cantos do mundo e todas festejam o Macaco em 2016

O que o visitante vai encontrar são dezenas de quilômetros de pistas, suficientes para mudar de ares, de ambientes, de culturas, e apreciar a ilha branca coberta de pinheiros. Kolasin 1450 fica a 130 quilômetros de Podgorica, a capital de Montenegro, e é uma pequena cidade de casas com fachadas pintadas em tons pastéis. Distante uma dezena de quilômetros, fica Kolasin 1450, dominada pelos 2.139 metros de altitude de Bjelasica. É uma altitude modesta, mas de bom tamanho. A ilha, a 1.450 metros de altitude, é uma jóia no coração da floresta. A neve para esquiar fica em torno dos 1.800 metros e as pistas têm ponto culminante a 1.900 metros.

Para hospedagem, um resort de 4 estrelas, estilo futurista, oferece Spa e piscina. Nas férias de 6 de fevereiro a 5 de março tem pacote de 7 noites por 1.095 euros por pessoa, em quarto duplo. Crianças até 12 anos, junto dos pais, pagam 885 euros pelo pacote de uma semana. Ou 1.095 euros, para qualquer idade, em outro quarto duplo.


Não faltam bandas uniformizadas no carnaval de Colônia

CARNAVAL NO MAR
A Norwegian Cruise Line está com programa para o Carnaval cheio de promoções, sempre com o exclusivo Freestyle Cruising.Há cabines adequadas para quem viaja sozinho, para casais, para famílias e acomodações em áreas exclusivas – The Haven by Norwegian – para quem sabe viver melhor. Crianças e adolescentes têm programação especial e gratuita. Caribe (7 noites) no Norwegian Escape, a partir de 3.954 reais por pessoa, pagáveis em até 10 vezes. Saindo dia 3 de fevereiro de Barcelona para cruzeiro de 11 noites no Norwegian Epic, 3.967 reais por pessoa. Quem prefere Caribe, pode iniciar viagem em Miami, dia 7 de fevereiro, no Norwegian Getaway, pagando 3.871 reais por pessoa. Patagônia é cruzeiro que inicia em Buenos Aires no Norwegian Sun, custando 6.491 reais por pessoa por 14 noites. Há opções para Havai, Riviera Mexicana, Bahamas. Consulte www.ncl.com.br ou [email protected]

FREE AT SEA
Free at Sea tem 4 ofertas NCL: pacote de bebidas, restaurante de especialidades, excursões em terra ou internet Wi-Fi. A promoção vale até 10 de abril. Escolha uma oferta e viaja mais feliz para o Caribe, Europa, Alasca ou América do Sul. Quem se hospeda em suíte ou no The Haven, recebe todas as ofertas.


Trajes lembrando um passado remoto, muita alegria e cerveja, no inverno da Alemanha

CANADÁ E EUROPA
DnipróGold Tour Operator, no Premier Club Travel (www.premierclubtravel.com), nos seus Roteiros Platinum, está com dois excelentes roteiros para a temporada: Canadá Costa Oeste e Montanhas Rochosas, visitando Calgary, Lake Louise, Jasper, Banff, Victoria, Whistler e Vancouver, com saída 28 de maio e final da viagem em 14 de junho. Hospedagem em alguns dos melhores hotéis do país, como o magnífico Hotel Fairmont Château em Lake Louise.

A segunda opção é uma viagem pela Polônia e Ucrânia, entre 9 e 25 de agosto, aproveitando as comemorações dos 125 anos da Imigração Ucraniana no Brasil e os 25 Anos da Independência da Ucrânia. Varsóvia, Czestochowa, Wadowice, Cracócia, Lviv, Ternópil, Kyiv no roteiro de 15 noites, com acompanhamento de guia desde o Brasil e guias locais falando português ou espanhol. Incluídos 15 cafés da manhã, 10 almoços, 7 jantares e vários passeios. Peça informações para a equipe de Sérgio Maciura, titular da operadora paranaense, ligando 3077-0488 ou acesse www.dniprogold.com.br

CARNAVAL NA ORIGEM
Desde tempos imemoriais o Carnaval de Colônia (Alemanha) é repetido de maneira tradicional. O desfile mais famoso é o Rose Monday, incluindo 120 carros alegóricos, 500 cavalos e 120 bandas. Mais de 12 mil participantes jogam para o público 300 toneladas de doces e balas. O Excelsior Hotel Ernst abre seus espaços para quem gosta de ter um lugar privilegiado para assistir festa colorida que enfeita a Alemanha no inverno. Tudo regado a muita cerveja, é claro.


Cidade cultural, Colônia realiza feira de arte moderna, a mais antiga do gênero no mundo

No dia do Ano Novo Chinês, será comemorado também o Valentine’s Day, dia dos namorados no hemisfério norte. O Excelsior Hotel Ernst também programou a festa, com um jantar especial. As diárias iniciam em 340 euros, e quem está acostumado a viajar para o Rio, São Paulo ou é cliente dos resorts em Santa Catarina, nem vai sentir a tarifa no câmbio atual. Porque os hotéis brasileiros cobram em dólar e euro.

ARTE MODERNA
Quem estiver com viagem programada para Colônia, deve aproveitar para ver a Art Cologne, que acontece entre 14 e 17 de abril. É a mais antiga feira de arte moderna e contemporânea dos séculos 20 e 21. Que hoje conta com a participação de 200 galerias internacionais, expondo pinturas, esculturas, instalações, performances e arte em movimento na cidade que se transformou em centro cultural da região Rhineland e arredores.

Tudo começou em 1967, quando foi instalado o primeiro evento Kunstmarkt Köln, em um prédio histórico da cidade, o Gürzenich que, na Idade Média, era o centro de festividades, banquetes e bailes. Depois passou a ser local de mercadores. Até hoje a mostra do Rhine-Westphalia e regiões vizinhas concentra comércio e indústria, além de colecionadores de arte.