Sim, dá para viajar sem rumo, sem informação, apenas com a cabeça e os olhos abertos para receberem novas impressões. Mas é preferível entrar no roteiro com alguma idéia, inclusive de dificuldades, possíveis incompreensões, alguns esquecimentos. Saber formalidades de alfândega, documentos necessários para quem leva o bulldog de estimação, quanto custam tarifas de trens e avião ou ônibus para deslocamentos pelo país, tipo de alimentação, qual a velocidade máxima ou mínima nas estradas se vai guiar um carro.

É bom saber quais as cidades que merecem uma estada mais prolongada, hora mais apropriada para chegar em algum lugar e encontrar museus e igrejas abertos, onde estão os acervos mais completos de pintura italiana e o quais são as especialidades da gastronomia de cada região. Procurar informação antes de viajar já é começar a viagem.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Hotéis em verdadeiros palácios romanos, valem a viagem

O NOME ITÁLIA
Marche e Abruzos são regiões da Itália menos conhecidas do turismo internacional. Mas são ricas em tesouros artísticos e belezas naturais: recordações romanas, maravilhosas igrejas e abadias medievais, palácios do Renascimento, pinacotecas. A paisagens únicas, como os panoramas montanhosos do Gran Sasso e da Maiella, o areal do Adriático. As glórias e empreendimentos de outros povos, na Itália pré-romana: gregos no Sul, Etruscos no Norte. Gente estrangeira, bem aclimatada, vinda do ar. Marche e Umbria foram povoadas e civilizadas por populações autóctonas, itálicas e o turista vai encontrar pelo caminho as ruínas de uma antiga cidade – Corfinium.

Noventa anos antes de Cristo, as populações fizeram movimentos contra Roma e elegeram Corfinium como sua capital, mudando o nome para uma nova designação que tivesse longa vida: Itália. A Itália de então foi derrotada e domada. Mas o nome permaneceu e atingiu a Itália de sempre, que sobreviveu à potência romana.


A capital italiana, terra dos Césares e dos grandes artistas

TERRA DOS ETRUSCOS
A viagem entre Florença e Roma, duas capitais de arte, dois pólos diversos da experiência histórica e da sensibilidade italiana através dos tempos, marca a presença dos Etruscos, os fabulosos Tirrenos de Heródoto, que vieram do Oriente, desembarcaram nas praias toscanas e seguiram para o interior, entre lagos azuis e colinas vulcânicas, até chegarem à costa adriática.

Dos Etruscos nasceu a primeira grande civilização da Europa ocidental. Amavam a vida, o luxo, a boa mesa, as jóias. Suas cidades rivalizavam em riqueza e poder, e nem pensavam em se organizar para resistir a um vizinho, menos requintado e mais turbulento, que se movia do Sul, para seu destino – Roma. As cidades etruscas que tentaram resistir, foram saqueadas e queimadas, uma após outra.


Umbria, dos etruscos, de São Francisco, do chocolate e dos universitários

Quando a turbulência de Roma terminou, a antiga Etrúria ressurgiu das cinzas e reconstruiu as cidades ao lado das ruínas das antigas. Recomeçou o individualismo, um pouco anárquico, das cidades rivais. A Toscana romana vingou a Etrúria derrotada. E até na glória renascentista, comum às duas regiões, Florença e Roma mantiveram suas características inconfundíveis: Florença, comedida, perfeita; Roma, com o senso universal da grandeza ilimitada.

Vestígios etruscos e romanos, a severa Idade Média, o triunfal Renascimento, tudo está em camadas a serem descobertas pelos visitantes entre necrópoles, burgos, abadias, cidades que formam o coração profundo da península italiana.


Um incrível Moisés, assinado por Michelangelo na Roma de tanta arte

PRINCIPAIS CIDADES DE ARTES
Um ano inteiro de artes na Itália, o turista encontra em Milão, Roma, Assis, Siena, Florença, Veneza, Bologna, Napoles e Palermo.

De março até fins de outubro, dá para visitar as principais cidades da costa italiana, como Costa Amalfitana: Sorrento, Amalfi, Positano, Capri, Ravello e tantas outras. Na Costa da Basilicata: Maratea. Quem for para a Calábria, escolhe entre Scalea, Tropea, toda costa Tirrenica, Soverato. Se a decisão for pela Liguria, as belas cidades Cinqueterre, Portofino, Santa Margherita Ligure, Rapallo, Lerice. Na Costa do Lazio: Parque do Circeo, Sabaudia, Terracina, Anzio. Na Costa da Puglia: polignano a Maré, Gargano, Vieste, Peschici, Trani. Na sempre espetacular Toscana: Marina di Grosseto, Punta Ala, Ilha de Elba, Viareggio. E na Costa da Sicilia: a inesquecível Taormina, Costa de Catania, Marina de Ragusa, Zona de Trapani, Bagheria, Ilhas Eolie, Ilha de Pantelleria.

Para quem gosta de neve e de esportes de inverno, o esqui é atração de novembro a março. Mas na primavera-verão, a abril a outubro, as principais montanhas são Alpes da Região Valle d’Aosta: Courmayer, Monta Bianco, Cervinia, Breuil. Nos Alpes da Região Piemonte: Sestrieri, Susa, Sauze d’Oulx, Monte Rosa. E nas Dolomitas da Região do Veneto: Cortina d’Ampezzo, Trentino Alto Adige Madonna di Campiglio, Marilleva.


A saborosa cozinha italiana começa em feiras movimentadas e coloridas, como a de Campo dei Fiori, em Roma

Há quem prefira paisagens calmas dos lagos. Os principais lagos, que devem ser visitados preferentemente de março até meados de outubro, são o Lago d’Orta (região do Piemonte), Lago de Como (Lombardia), Lago de Garda, o maior da Itália ( Veneto e Trentino). O Lago Maggiore fica nas regiões da Lombardia, Piemonte e Suíça e o Lago de Misurina no Veneto, próximo da Cortina d’Ampezzo.O Lago de Trasimeno fica na Umbria.

As maiores ilhas são a Sardenha ( de março a início de outubro), Elba Toscana ( de abril a outubro) e Sicília ( pode ser visitada o ano inteiro). As ilhas menore, mas não menos atraentes, são Capri, Ischia, Procida (Costa de Napoles), Ilhas Eolie (Volcano, Lipari, Panarea, Stromboli e Salina, na Costa da Sicilia). Na Sardenha, Ilhas Maddalena, nas Costas da Sicilia, Ilha de Panteleria e na Costa de Puglia, Ilhas Tremiti.


No cenário teatral de Veneza, as melhores lembranças de viagem

VIAGENS DE GASTRONOMIA
As 20 regiões oferecem locais especializados, para visitas, degustação de produtos locais e aulas de culinária. Os destaques na Sicilia são os queijos, bottarga (ovas de peixe), vinhos, doces, frutas secas; na Sardenha, queijos de cabra, vinhos, bottarga, peixes e zafferano (açafrão). A Calabria tem queijos variados, salames, fungos, figos secos recheados, vinhos, azeite de oliva. Puglia tem fama pelos queijos, vinhos, pães, peixes, azeites e a Basilicata, queijos e embutidos. Campania se orgulha dos queijos tipo mussarella, pizza, doces, licores, avelãs e o Lazio, de seu queijo tipo ricota, vinhos, massas. Na Toscana os vinhos variados, doces,zafferano, assados. Emilia Romagna destaca queijo parmeggiano, presunto, culatello, mortadela, aceto balsâmico, vinhos. Na Liguria o melhor está nos vinhos, azeites, doces e no Piemonte, queijos variados, vinhos diversos, tartufo branco e negro, chocolate, doces, avelãs, risotos. Aosta coloca na mesa os bons queijos, salames, mel e o Veneto, vinhos, Prosecco, doces, salames, polentas, castanhas e Friuli Venezia Giulia, vinhos, o verdadeiro presunto cru San Daniele e doces. No Trentino Alto Adige os melhores queijos de cabra, vinhos, polenta, embutidos, castanhas, doces e na Lombardia os queijos variados, aspargos, vinhos, polentas, mascarpone, doces. Marche produz excelentes queijos, azeites, tem peixes, tartufo, embutidos. No Abruzzo, queijos, vinhos, zafferano, azeite e no Molise, queijos, vinhos e salames.

ORGANIZE SEU ROTEIRO
Dá para encontrar o roteiro perfeito nas operadoras brasileiras. Mas dá também para saber o que prefere ver e fazer na sua viagem. Escolha:

1 – Roma com as regiões da Umbria e Toscana, regiões de origem Etrusca, com cidades medievais que dão a sensação de que o tempo parou. São lugares cheios de charme, com hospedagem em villas (antigas residências de nobres), castelos e hotéis de menores e aconchegantes.
2 – Roma com Costa Amalfitana, uma viagem de no mínimo 8 dias, para que tNapoli, Sorrento, Costa Amalfitana (Positano-Amalfi-Ravello) e Capri.
3 – Roma com Costa Amalfitana e Sicília, roteiro de 15 dias.
4 – Milão com Lago de Garda na cidade de Sirmione e Verona, terminando em Veneza. Reserve 10 dias no mínimo.
5 – Milão com Lago Maggiore nas cidades de Arona, Stressa, Baveno.
6 – Sardenha com 1 dia na Corsica, cidade de Bonifácio, roteiro para uma semana. Juntando com Costa Amalfitana, pelo menos 12 dias.
7 – Sicilia com noites em hotéis de charme e todas as belezas da ilha.
8 – Toscana com Costa da Liguria, Lerice, Rapallo, Cinqueterre, Santa Margherita Ligure, Portofino.
9 – Puglia com Calabria, roteiro para 10 dias em hotéis de charme.
10 – Friuli Venezia Giulia, Udine, San Daniele, Gemona, Gorizia, Trieste com Slovenia, roteiro para no mínimo 10 dias
11 – Piemonte, com Turim, Asti, Alba, Canavese, Lago Maggiore, sempre degustando os produtos típicos de cada terra.