Começo de ano é época para se tirar do papel as promessas de ano novo. E,em muitos casos, deixar o sedentarismo de lado e começar uma academia está entre os primeiros itens desta lista. Tomada a decisão de começar, vem a dúvida: o que fazer? A reportagem do Bem Paraná selecionou os treinos do momento, ou seja, as modalidades em lançamentos de três grandes academias de Curitiba.

Mas, antes da escolha, os profissionais das academias consultadas foram enfáticos sobre a necessidade de ter a liberação médica para a prática esportiva. A orientação básica, antes de mais nada, é realizar uma consulta médica e fazer os exames de rotina, e assim que haja uma liberação médica, explica o professor de Treinamento Funcional da Mobi Dick Fitness, Cássio Salgueirosa.

Além dos exames cardiorespiratírios, para a prática do CrossFit, também orientamos o aluno a procurar saber como estão as suas articulações, consultando um ortopedista para estar liberado para pular, correr, saltar e agachar, complementa Maurício Cervenka, sócio da Cross Fit Barigui.

No crossfit os treinos são chamados de circuitos e sempre são diferentes, segundo Cervenka. No entanto, a idade mínima para a pratica é 16 anos. Os circuitos são feitos em grupos de 18 a 30 pessoas, dependendo do espaço disponível para a prática.

Na Moby Dick Fitness o Treinamento Funcional é a modalidade do momento. Os exercícios, que englobam grandes grupos musculares, são movimentos utilizados no dia a dia ou algum gesto motor especifico para alguma modalidade como corrida, ciclismo, natação ou atividades como agachar, pular, puxar, subir escadas, etc.

Na Companhia Athetica a modalidade Low Pressure Fitness (LPF) é exclusiva e tem com o base um método europeu. Segundo as professoras da modalidade Verônica Motta e Viviana Apollonio, a Low Pressure Fitness é uma nova ginástica abdominal que ajuda a conquistar a barriga negativa, almejada por alguns homens e mulheres.


CONFIRA OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DE CADA MODALIDADE

TREINO FUNCIONAL
–  Aumento da Autonomia Funcional (executar movimentos do dia a dia)
–  Aumento da Capacidade Cardiorrespiratória
–  Aumento da Força
–  Reabilitação de Lesões Osteomusculares
–  Melhora da Qualidade de Vida Geral

LOW PRESSURE FITNESS
–  Redução da circunferência da cintura e do abdômen
–  Fortalecimento muscular do assoalho pélvico e abdômen
–  Melhora da postura em virtude da estabilização lombar
–  Ativação do metabolismo basal (em média um aumento de 15% na queima de gordura em repouso, segundo pesquisas científicas)
–  Controle dos problemas de incontinência urinária

CROSSFIT
–  Desenvolve todas as valências físicas de modo amplo e geral
–  Promove aumento de força e resistência musculares, tanto de forma dinâmica, quanto isométrica
–  Melhora do sistema cardiorrespiratório
–  Melhora da coordenação motora
–  Agilidade


SERVIÇO:
Academia Companhia Athletica
ParkshoppingBarigüi
Piso G6
Fone: (41) 3241-5000

Cross Fit Barigui
Unidade Mercês
Avenida Manoel Ribas, 2.658 B7/B8
Fone: (41) 3254 3300

Unidade Juvevê
Rua Augusto Stresser, 1.619
Fone: (41) 3149 0202

Mobi Dick Fitness
Rua Senador Xavier da Silva, 299. Centro Cívico – Curitiba – Paraná
Fone: (41) 3232-3292