Um novo time, com novos jogadores e novo estilo de jogo. É o que promete o Atlético Paranaense para a partida desta quarta-feira (dia 27) às 19h30, contra o Fluminense, em Volta Redonda, pela primeira rodada da Primeira Liga. Entre os 20 convocados para o jogo, estão quatro reforços: o zagueiro Paulo André, o lateral-direito Léo, o meia Vinícius e o atacante Anderson Lopes.

A maior mudança, porém, deve ser na atitude da equipe em campo, o chamado estilo de jogo. Essa é a previsão do técnico Cristóvão Borges, que espera uma equipe que controle mais a partida. Quando eu cheguei, o que mais chamou atenção, mesmo com pouco tempo, foi principalmente que a equipe tinha uma participação muito grande nos jogos, mas tinha pouco controle. A gente tinha que aumentar a posse de bola porque a gente terminava os jogos muito desgastados por conta disso. Foi a primeira coisa que eu desejei que a equipe fizesse. Fizemos em alguns jogos, não na sua maioria. Aí já iniciamos agora o trabalho por aí também. Claro que existe a necessidade de desenvolvimento de outras funções táticas, de outras maneiras de jogar para que a gente possa impor nosso jogo ao adversário, explicou o trenador.

Para ele, porém, a mudança não será instantânea, nem com a chegada de reforços. Contratamos bem, mas não é por isso que vai dar resultado já e vamos sair ganhando tudo. Isso, vamos ver na sequência, mas requer tempo, trabalho e humildade, argumentou.

Se quatro reforços que já foram convocados para o jogo, outros três são desfalques. O zagueiro Thiago Heleno ainda não está com a documentação regularizada – mesma situação do atacante Walter. O lateral-esquerdo Pará e o atacante André Lima estão em recuperação médica.
Outros desfalques por lesões são o meia Nikão e o volante Barrientos.

Anderson Lopes não participou do jogo-treino com o Red Bull, no último sábado, porque estava com dores. Ele era dúvida para a partida. Agora está recuperado e disputa posição com Ewandro e Sidcley.

Na lista de 20 jogadores convocados, metade do grupo, ou seja, 10 atletas, é formada por pratas-da-casa (revelações das categorias de base). Os dez são o goleiro Santos, o zagueiro Cleberson, o lateral-esquerdo Sidcley, os volantes Deivid, Otávio e Hernani, os meias Bruno Mota, Marco Damasceno e Marcos Guilherme e o atacante Crysan.

FLUMINENSE x ATLÉTICO-PR
Fluminense: Diego Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Nogueira e Ayrton; Edson, Cícero, Gustavo Scarpa (Felipe Amorim), Danielzinho e Osvaldo; Fred. Técnico: Eduardo Baptista
Atlético-PR: Weverton; Eduardo (Léo), Cleberson (Vilches), Paulo André e Roberto; Deivid, Otávio, Marcos Guilherme, Vinícius e Sidcley (Ewandro ou Anderson Lopes); Crysan. Técnico: Cristóvão Borges
Árbitro: Célio Amorim
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, quarta-feira às 19h30