Para auxiliar os curitibanos no combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya –, a Prefeitura Municipal de Curitiba desenvolveu um check-list para ser impresso e guiar as ações da população. Na ficha, é possível anotar as datas das inspeções para que o combate ao vetor seja constante e periódico. O material pode ser acessado neste link.

Temos acompanhado o avanço dessas doenças e a proliferação do mosquito em várias localidades do país. Essa é uma batalha que depende do envolvimento de todos – cidadãos, poder público e sociedade civil organizada – para que a situação seja controlada, afirma a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Juliana Martins.

 

Faça o check lista aqui

Entre as orientações do documento estão os cuidados com caixas d’água, garrafas, bromélias, vasos de plantas, depósitos de água, pneus, lixeiras, ralos, calhas e potes de comida dos animais de estimação. Esses são pontos que merecem atenção semanal de todas as pessoas. Precisamos que todos se comprometam e façam a sua parte em suas casas, quintais, ruas e locais de trabalho, convoca a diretora do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Giselle Pirih.