Uma série de jogadores, entre eles o goleiro Vanderlei, o meia Lincoln e o atacante Wellington Paulista, todos ex-Coritiba, decidiram entrar na Justiça contra a empresa de jogos eletrônicos EA Sports Electronic Arts Ltda, que produz a franquia Fifa. Os atletas exigem indenizações que variam entre R$ 70 mil e R$ 700 mil pelo uso de seus nomes e imagens nos jogos da empresa.

Segundo informações do portal UOL, o total de atletas que decidiu processar a empresa chega a 45. O imbróglio, inclusive, não é novidade. O game Fifa 15, por exemplo, chegou a ficar sem clubes brasileiros por conta de um problema parecida – no Fifa 16 os times nacionais voltaram ao game. A EA, no entanto, alega ter direito a usar as imagens e nomes dos atletas, uma vez que teria licença da FifPro (Federação Internacional de Futebolistas Profissionais).

Os 45 jogadores que acionaram a EA na Justiça são representados por um mesmo advogado, Joaquim Gabriel Mina. Em entrevista, ele revelou que espera conseguir até a metade do ano aumentar para 70 o número de atletas com ações contra a empresa de jogos eletrônicos. 

A Justiça ainda não se pronunciou sobre o caso.