O Coritiba se reencontrou com sua torcida no Couto Pereira na noite deste sábado e iniciou o Campeonato Paranaense com o pé direito. Jogando contra o Cascavel, o time da Capital vence por 4 a 0. Kléber (2), Juan e Dudu marcaram os gols da partida, três deles de pênalti.

No primeiro jogo do ano, na última quarta-feira, o Coxa havia ficado no empate em 0 a 0 contra o Internacional no Beira-Rio, em jogo válido pela Primeira Liga. Assim como no jogo do meio de semana, apresentou muitas dificuldades na criação de jogadas, mas cresceu de produção na 2ª etapa e construiu a goleada em cima das falhas do adversário.

Na próxima quarta-feira o Coritiba vai até Foz do Iguaçu encarar o time que leva o nome da cidade no Estádio do ABC às 22 horas. Já o Cascavel se prepara para encarar o PSTC em casa, no Olímpico Regional, às 20 horas do mesmo dia.

O Jogo

Para o jogo contra o Cascavel, o técnico Gilson Kleina promoveu duas mudanças com relação ao time que havia jogado na quarta-feira contra o Internacional no Beira-Rio (0 a 0). O volante Amaral e o atacante Leandro, que já havia entrado no decorrer da partida contra os gaúchos, ganharam vaga no time titular, deixando Alan Santos e Thiago Lopes no banco. Com isso, o Coxa entrou em campo num 4-3-3, com Negueba e Leandro pelas pontas e Kléber mais centralizado, mas com liberdade para flutuar no ataque.

Apesar das mudanças, com a entrada de dois recém-contratados, o começo de jogo do Coxa não foi bom. O Cascavel jogava bem fechado, com 9 dos 10 jogadores de linha posicionados atrás do meio de campo quando o time da casa tinha a bola. Pouco criativo, o Coritiba deixava evidente sua inaptidão ofensiva, mas contou com uma ajudinha do rival para abrir o placar: aos 25, Leandro fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. A zaga afastou o perigo da área dos visitantes, mas um afobado Romarinho atropelou Kléber dentro da área. Pênalti que o próprio Gladiador cobrou e converteu com tranquilidade, marcando seu 2º tento com a camisa coxa-branca.

Embora mantivesse o controle absoluto da partida e muita posse de bola, o Coxa seguiu encontrando dificuldades para criar oportunidades, até porque o Cascavel, mesmo atrás do placar, pouco se lançava ao ataque, priorizando a marcação. Mas numa dessas poucas tentativas de avançar o time do oeste do Paraná quase abriu o placar, com o atacante Julio Cesar parando em um verdadeiro milagre do goleiro Wilson, que fez linda defesa cara a cara com o adversário.

Na volta do intervalo, o Cascavel adiantou um pouco mais a linha defensiva e de meio de campo. O time aurinegro acreditava no empate e teve a primeira oportunidade de gol, aos 9 minutos, mas novamente Julio César parou em Wilson.

Só que ao se lançar ao ataque o Cascavel também passou a deixar mais espaço nas costas da defesa para o Coxa aproveitar. E o time da Capital não perdoou, novamente com grande ajuda do rival. Primeiro aos 25 minutos Juan aplicou uma linda meia-lua em Henrique, invadiu a área e tentou passar pelo goleiro, mas foi derrubado por Fernando. Na cobrança, o experiente meia não perdoou e marcou. O terceiro pênalti do jogo e o terceiro gol veio aos 34, quando o cruzamento de Carlinhos parou no braço de Henrique e Dudu, que havia entrado poucos minutos antes, transformou a vitória em goleada.

Cansado de gols de pênalti, o Coxa deu números finais à partida aos 41 minutos, em novo erro da zaga cascavelense, com Kléber acertando bonito chute da entrada da área. 

Coritiba 4 x 0 Cascavel

Coritiba: Wilson; Ceará, Walisson Maia, Juninho e Carlinhos; Amaral, João Paulo e Juan (Guilherme Parede); Negueba (Vinícius), Kléber e Leandro (Dudu). Técnico: Gilson Kleina.
Cascavel: Fernando; Romarinho, Henrique, Sorbara e Felipe; Hildo (Willian Daltro), Léo Maringá e Vit; Kanu (Alemão), Julio César e Grafite. Técnico: Charles Gbeke.
Gols: Kléber (25 – 1º e 41-2º), Juan (26-2º) e Dudu (35 – 1º)
Cartões amarelos: Romarinho, Sorbara, Henrique, Fernando (FCC)
Árbitro: Nilo Neves de Souza Júnior
Público 6.445 total (5.374 pagantes)
Renda: R$ 80.800,00
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, sábado, às 19h30

Principais Lances

Primeiro tempo

24 – Kléber se posicionava para receber o cruzamento de Leandro  quando foi atropelado dentro da área por Romarinho. Pênalti.

25 – Gol do Coritiba! Na cobrança de pênalti, Kléber desloca o goleiro e a bola vai para um lado, o goleiro para o outro.

31 – João Paulo cobra falta da esquerda no segundo pau, Juninho ganha de Felipe pelo alto e cabeceia. A bola passa por cima do gol.

37 – Juan recebe de Leandro dentro da área e chuta. Fernando salta e espalma.

44 – Carlinhos bobeia dentro da área e perde para Julio César, que sai cara a cara com o goleiro. Wilson fecha o ângulo e faz grande defesa.

Segundo tempo

9 – João Paulo cobra escanteio, Ceará falha no corte da zaga e Julio César arranca deixando toda a marcação para trás, Na hora do chute, porém, o atacante bate fraco, no meio do gol, e Wilson defende.

15 – Leandro recebe cruzamento e aparece livre dentro da grande área, mas erra a finalização e William Daltro chega para afastar o perigo.

21 – Cruzamento de Juan para Amaral, livre na área, cabecear. O goleiro Fernando se estica e faz mais uma boa defesa.

25 – Juan tira o marcador Henrique com uma meia-lua, invade a área e tenta driblar o goleiro Fernando, mas é derrubado. Mais um pênalti.

26 – Gol do Coritiba! Juan cobra o pênalti forte e rasteiro num canto, o goleiro novamente cai para o outro.

34 – Carlinhos cruza da esquerda e a bola explode no braço de Henrique. Mais um pênalti para o Coxa.

35 – Gol do Coritiba! Dudu cobra bem o pênalti, sem chances para Fernando. Dessa vez o goleiro pulou no canto certo, mas não conseguiu chegar na bola.

38 – Dudu recebe a bola, arrisca de longe e pega bonito na bola. Fernando tira com a ponta dos dedos.

41 – Gol do Coritiba! João Paulo rouba a bola na intermediária e aciona de imediato Kléber, que fica de frente para o gol e chuta da entrada da área sem chance para o goleiro.