O Procon-PR realizou no ano passado aproximadamente 86 mil atendimentos aos consumidores paranaenses e entre os assuntos mais reclamados estão telefonia fixa, celular, TV por assinatura, bancos e administradoras de cartões de crédito, que continuam ocupando os primeiros lugares no ranking de reclamações. Os dados são da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), do Boletim Sindec 2015, divulgados nesta segunda-feira (01). A publicação apresenta uma breve análise sobre as demandas de consumo levadas aos Procons que são integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) durante o ano de 2015.

Veja as dez empresas mais reclamadas do Paraná

De acordo com Claudia Silvano, diretora do Procon-PR, houve um aumento no número de atendimentos em relação ao ano anterior de aproximadamente 7%. Todavia, o índice de resolutividade é bastante significativo, chegando aos 85%, o que demonstra uma mudança de comportamento por parte do fornecedor, disse. E essa mudança, avalia a diretora, é sem sombra de dúvida, estimulada pela conduta do consumidor, que cada vez mais procura e exige seus direitos.

O Boletim Sindec permite à sociedade o acesso a informações sobre as empresas mais demandadas nos órgãos públicos de defesa do consumidor e os principais problemas apresentados, de forma a orientar o consumidor na escolha de produtos e serviços.

Além disso, incentiva os fornecedores a aprimorar o atendimento ao consumidor, a qualidade dos produtos e serviços ofertados, e garante o permanente controle social sobre o mercado de consumo, com vistas a seu aperfeiçoamento.