Esta é a última semana em Curitiba de quatro estudantes de MBA do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das melhores universidades do mundo. Eles estão no programa G-Lab (Laboratório Global de Empreendedorismo), que propõe uma troca de experiências entre alunos internacionais e empresas com objetivo de expansão global. A experiência está acontecendo na Ebanx, empresa especializada em meios de pagamentos online e o projeto foi viabilizado através de uma parceria com a Endeavor, organização global de fomento ao empreendedorismo de alto impacto, que está há 15 anos no Brasil. Carreira & Cia conversou com o diretor da Ebanx, Ariel Patschiki e Antony Mirie, aluno do MIT Sloan School of Management.

Sr. Ariel Patschiki, é a primeira vez que participam do G-Lab?

Sim, é a primeira vez. Todo processo é muito bem assessorado pela equipe do MIT, desde a aplicação do nosso projeto, a seleção dos estudantes e todo apoio do colegiado durante o projeto. Os estudantes de MBA da escola de negócios do MIT, a MIT Sloan, são pessoas que já empreenderam, têm anos de experiência em diversas indústrias.

Em quais programas específicos os estudantes atuaram e quais as expectativas?

Eles trabalharam na melhora da proposta de valor de novos serviços para consumidor final do Ebanx: A nossa conta, que é uma carteira eletrônica e o EBANX Dollar Card que é um cartão pré-pago em dólar, emitido na Europa.

Quais as principais contribuições que eles deram neste projeto?

Eles pensaram em novas estratégias, validaram nossas ideias de inovação e criaram planos de ação para implementar cada uma das novas ideias. Em apenas 3 semanas eles desenvolveram o planejamento estratégico e tático dos projetos de uma maneira profunda e consistente.

Caro Antony Mirie, como foi a experiência no G-lab?

Incrível! O Ebanx nos recebeu muito bem e garantiu que fossemos muito bem tratados durante a nossa estadia. Nos deram livre acesso a todos os recursos e informações que necessitamos para dar suporte ao nosso trabalho e liberdade para perseguir o caminho que achamos mais pertinente.

Vocês já haviam participado de um programa semelhante?

Não, eu nunca tinha participado. Ainda que o MIT Sloan ofereça outras disciplinas parecidas, essa foi a minha primeira vez em uma classe “Aprenda fazendo” – disciplinas que promovem a imersão em uma empresa para trabalhar em um projeto específico.

Quais são os principais aprendizados que vocês levam após o programa?

Nós aprendemos muito sobre o ambiente de negócios no Brasil e particularmente sobre meios de pagamentos. O segundo ponto é que mesmo que por um curto período de tempo, aprendemos muito sobre empreendedorismo com o Ebanx – como lidar com os desafios, gerir a equipe, criar uma cultura, elaborar produtos e conduzir a estratégia como um todo.


Curtas

* O GPA tem novo Diretor. A contratação de Luis Moreno foi aprovada em Conselho de Administração realizada na última semana de janeiro. O executivo foi eleito para o cargo de Diretor Vice-Presidente de Negócios e assume a presidência do Multivarejo – divisão que reúne as operações de varejo alimentar da Companhia.
* Perspectivas 2016 : O papel do RH na disciplina financeira do colaborador diante da atual conjuntura econômica: riscos,limites e oportunidades. Dia 18/02,das 19h às 21h30 na Livraria da Vila – Shopping Patio Batel. Palestrantes: Alessandra Lucchese do IBGTr (Inst. Brasileiro de Governança Trabalhista), e Marcel Mendes Filho. Inscrições: http://goo.gl/forms/h69hQHIhE7
* Livro: A culpa é das estrelas. Na história, Hazel e Gus nos fazem pensar sobre o nosso pequeno infinito e em como gostaríamos de ter mais números em nossa vida, ou de doar nossos números para as pessoas que amamos. Autor John Green. Tradução de Ana Beatriz Manso. Editora Edições ASA. 255 páginas.


Os nossos amigos poderão não saber muitas coisas, mas sabem sempre o que fariam no nosso lugar.

(Millôr Fernandes)

 

 

 

 

  

 

www.ineam.com.br

 

www.hamiltonfonseca.com.br