Para quem fica em Curitiba ou vem a passeio para a capital no feriado de Carnaval, uma ótima opção é visitar os museus do Estado e conferir as exposições em cartaz. Os espaços expositivos estarão abertos com horário especial. Nos dias 6 e 7 de fevereiro os espaços funcionam no horário normal de fim de semana. Na segunda os espaços fecham como de costume, para manutenção, e na terça e quarta-feira (09/02 e 10/02) abrem com horário diferenciado (confira na tabela).

Quem visitar o Museu Oscar Niemeyer (MON) poderá conferir as exposições: Bienal Internacional de Curitiba, Charif Benhelima, Polaroids: 1998-2012, Colapso, Glück: o tempo e a imagem, Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas, Obras sob guarda do MON, Museu em Construção, Cones, Espaço Niemeyer, Pátio das Esculturas, o projeto especial Isolde Hötte, sua obra e duas salas que contam com obras da coleção do Museu: Histórias do Acervo MON – em aberto.

O Museu de Arte Contemporânea (MAC-PR) recebe três exposições. Com curadoria de Fernando Bini, Ida Hannemann de Campos – Entre o pincel e a pena… há também o lápis e a caneta apresenta as pesquisas mais recentes de Ida e os desenhos inéditos da sua coleção.

O Museu Alfredo Andersen apresenta as exposições: Re-Conhecimento – A gravura norueguesa contemporânea, Mostra de obras dos alunos do ateliê de arte, Mostra de desenhos do artista Jasko, Mostra de Cerâmicas e Obras do acervo, peças de Alfredo Andersen.

Já o Museu Paranaense abriga as exposições: Cerâmica e Porcelana do Japão: A Geração Emergente, Um Olhar em Construção: Educação Patrimonial na Pequena Infância, Música + Bicicleta = Musicletada, Negra Curitiba, Circuito da Ocupação do Território Paranaense, Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense, Indústrias Paranaenses e Um lar de família: exposição de mobiliário e objetos do cotidiano de uma família de Curitiba.