SÃO PAULOS, SP (FOLHAPRESS) – Novas imagens de satélite da base de Sohae, também chamada de Dongchang-ri, na Coreia do Norte, mostram a chegada de caminhões-tanque ao recinto -um sinal de que Pyongyang segue adiante com seus planos de lançar um satélite.
As imagens -captadas dias 3 e 4/2- e analisadas na noite de sexta-feira (5) pelo site especializado na Coreia do Norte 38 North -mostram a chegada de três veículos aos bunkers de combustível.
A presença dos caminhões nesse local sugere que a Coreia do Norte está enchendo os tanques de combustível dos bunkers. Segundo o 38 North, que é ligado à universidade americana Johns Hopkins, o combustível deve abastecer o veículo espacial que lançará o satélite.
“No passado, esta atividade aconteceu entre uma e duas semanas antes do lançamento e estaria em consonância com o prazo anunciado pela Coreia do Norte”, acrescentou o site.
O regime de Kim Jong-un notificou na última terça-feira (2) várias entidades internacionais de que colocaria em órbita um “satélite” entre os dias 8 e 25 de fevereiro.
Os últimos movimentos detectados e reportados pelo 38 North mostram que a atividade continua em torno do edifício processador horizontal, que no passado foi utilizado para montar o foguete em posição horizontal a fim de testar as conexões e os subsistemas.
No entanto, as imagens não mostram mudanças significativas na plataforma de lançamento.
Em dezembro de 2012, a Coreia do Norte lançou um foguete Unha-3, com o qual colocou em órbita um satélite de seu programa Kwangmyongsong -“Estrela Brilhante”, em português.
Essa ação rendeu novas sanções das Nações Unidas (ONU) ao regime comunista, já que a comunidade internacional considerou que o lançamento fazia parte de seu programa de desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais.