SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O início do debate entre pré-candidatos republicanos à Presidência dos Estados Unidos, neste sábado (6), foi um tanto constrangedor. A abertura da transmissão, feita ao vivo pela rede ABC, teve uma confusão no momento em que os pré-candidatos deveriam entrar no palco do colégio Saint Anselm, em New Hampshire.

Nesta terça-feira (9) o Estado faz prévias para escolher que nome do partido apoiará para concorrer à Casa Branca. O neurocirurgião aposentado Ben Carson não ouviu seu nome sendo chamado pelos apresentadores da rede ABC. Ele se manteve parado no corredor que dava acesso ao palco.

O senador Ted Cruz (Texas) foi chamado e, em seguida, o empresário Donald Trump -que também não ouviu seu nome e se uniu a Carson no corredor. Quando o ex-governador da Flórida Jeb Bush fez sua entrada, os apresentadores anunciaram os pré-candidatos republicanos aos telespectadores, mas três lugares ainda estavam vagos.

Carson e Trump foram chamados novamente, mas o senador Marco Rubio (Flórida) lembrou que o governador de Ohio, John Kasich, ainda não havia entrado. “E Kasich? Posso apresentar Kasich?”, chegou a perguntar o governador de Nova Jersey, Chris Christie. Ao que o mediador David Muir respondeu: “Está muito barulhento aqui. Nós vamos apresentar o governador Kasich”.

Depois da trapalhada, o debate foi marcado por ataques da maioria dos pré-candidatos contra Marco Rubio, numa tentativa de frear a ascensão do senador. Ele foi chamado de inexperiente e com poucas realizações em seu currículo. “Você não esteve envolvido em nenhuma decisão sobre a qual teve de prestar contas”, disse Christie sobre Rubio. Rubio, 44, terminou a prévia de Iowa, no dia 1º, em terceiro lugar, atrás do vencedor Cruz e de Trump. Ele chega a New Hampshire subindo nas pesquisas -está em segundo lugar, com 15,1% de média, atrás apenas de Trump, com 31,3%¨.