O Coritiba teve um gol anulado e perdeu por 1 a 0 para o Grêmio nesse domingo (dia 7), em Porto Alegre, na partida válida pela segunda rodada da Primeira Liga (Sul-Minas-Rio). Com o resultado, o Coxa ficou com um ponto no Grupo 2. O Grêmio lidera essa chave com quatro pontos. Avaí e Internacional também têm um ponto cada. Esses dois times ainda não atuaram pela segunda rodada – o confronto será em 17 de fevereiro.

O terceiro e último jogo do Coritiba na primeira fase será em 10 de março, no Couto Pereira, contra o Avaí. Classifica-se o melhor de cada grupo. Também garante vaga o segundo colocado com melhor campanha entre os três grupos.

Foi a primeira derrota do Coritiba em 2016. Antes, havia empatado com o Inter e vencido o Foz e o Cascavel.

O desfalque do Coxa foi o atacante Kleber, com lesão no joelho. O clube paranaense começou no esquema tático 4-2-3-1, com a linha de três com Juan e Negueba pelos lados — e Dudu centralizado. Leandro era o atacante. O início do jogo foi equilibrado. Mas aos 21 minutos um erro bizarro mudou a história da partida. Amaral foi recuar a bola e entregou nos pés de Douglas, livre na cara do gol. Ele chutou e fez 1 a 0 para o Grêmio.

Depois do gol, o Coritiba demorou para reagir no jogo e começar a equilibrar a disputa. No primeiro tempo, o time viveu de jogadas individuais de Negueba. Leandro, Dudu e Juan também tiveram alguns raros momentos de destaque ofensivo.

O segundo tempo teve bom desempenho do Coritiba, que pressionou e teve grandes chances. O time chegou a marcar o gol de empate, aos 32 minutos. No entanto, o árbitro marcou impedimento e anulou o gol de Leandro. A imagem mostra que o atacante estavam na mesma linha que o penúltimo defensor, ou seja, estava em condição legal.

Apesar da falha do bandeirinha, o atacante Leandro evitou críticas à arbitragem. Faz parte. Não posso culpar o bandeira porque ele é ser humano, disse.

O lateral-esquerdo Carlinhos lamentou o resultado. Tivemos mais posse de bola. O empate seria mais que merecido, afirmou.

No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 47% de posse de bola, 19 finalizações (7 certas), 90% de precisão nos passes, 20 cruzamentos (6 certos) e 5 escanteios. O Grêmio somou 13 finalizações (5 certas), 89% de precisão nos passes, 10 cruzamentos (4 certos) e 4 escanteios. Os dados são do Footstats.

GRÊMIO 1×0 GRÊMIO
Grêmio: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Walace (Moisés), Maicon (Edinho), Douglas, Pedro Rocha (Fernandinho) e Everton; Luan. Técnico: Roger Machado
Coritiba: Wilson; Ceará, Walisson Maia, Juninho e Carlinhos (Vinícius); Amaral, João Paulo, Negueba (Guilherme Paredes), Dudu (Ruy) e Juan; Leandro. Técnico: Gilson Kleina
Gol: Douglas (21-1º)
Cartões amarelos: Geromel e Edinho (G). Juninho e Carlinhos (C).
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Público: 10.026 pagantes (11.118 total)
Renda: R$ 308.922,00
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre