LUCAS VETTORAZZO E LUIZA FRANCO
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A Estácio de Sá, escola que abre os desfiles do Grupo Especial, leva para a avenida enredo em homenagem a São Jorge, santo tão cultuado no Rio que seu dia, 23 de abril, é feriado municipal. A agremiação entrou por volta das 21h30 deste domingo (7).
A escola, cujas cores são justamente o vermelho e o branco, as mesmas do “santo guerreiro”, vai explicar sua origem e percorrerá os caminhos que o levaram à beatificação.
Com o enredo “Salve Jorge! Guerreiro de Fé”, a escola vem com sete carros alegóricos. O abre-alas tem 60 metros de comprimento e retrata a cidade de Capadócia, na Turquia, onde a história do santo começou.
Um problema em uma peça que conectava os dois blocos do carro abre-alas atrasou um pouco a entrada da alegoria na Sapucaí. Chamado de “Berço da Civilização”, o carro entrou na passarela do samba depois de dez minutos, mas não chegou a prejudicar a evolução da escola.
A vermelho e branco vem para avenida com 3.200 integrantes, 29 alas, 7 alegorias e um tripé da comissão de frente.
Jorge foi um soldado cristão do Império Romano no século quatro. O imperador Diocleciano iniciou uma perseguição ao cristianismo e teria exigido que Jorge se declarasse pagão. Diante da negativa, foi torturado, entre outras coisas, segundo o enredo, com chinelas de “pedra ardente” e, até, enterrado vivo em “uma fornalha de cal virgem”.
Sete anos de calvário terminaram com Jorge decapitado. A escola, conhecida como o berço do samba, foi campeã do Grupo de Acesso em 2015 e campeã do grupo especial em 1992.
Os carnavalescos que assinam o desfile são Chico Spinosa, Amauri Santos e Tarcísio Zanon. A rainha de bateria será Luana Bandeira, cria da comunidade e assistente de palco do programa “Caldeirão do Huck”, da TV Globo.
A Estácio de Sá é a primeira escola a desfilar no Grupo Especial do Rio. Desfilam ainda nesta madrugada a União da Ilha do Governador, Beija-Flor, Grande Rio, Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos da Tijuca.