Sob os olhos atentos da Polícia Militar do Paraná, mais de 100 mil foliões acompanharam a Caiobanda na noite deste domingo (07/02) até a madrugada desta segunda-feira (08/02) na Avenida Atlântica de Caiobá, no litoral do Estado. A PM registrou em Matinhos, município que abriga Caiobá, 36 ocorrências, que resultaram na detenção de seis pessoas, na apreensão de um veículo, lavratura de 50 notificações de trânsito. Também houve ação da PM em todas as praias do Litoral em Pontal do Paraná e Guaratuba e ainda no município de Antonina.

Até o momento estamos tendo um Carnaval tranquilo, uma mistura da conscientização das pessoas e de um policiamento bem planejado e bem aplicado. É preciso enfatizar que o comportamento do veranista e a cultura estão diferenciados, ou seja, ele não causa e não tolera mais a baderna, e isso é muito importante, avaliou o Comandante do Verão Paraná 2015/2016 pela PM, tenente-coronel Nivaldo Marcelos da Silva.

Conseguimos alcançar nosso objetivo, que era ter uma passagem de Carnaval tranquila aqui em Matinhos/Caiobá; tivemos poucos focos de tumulto, rapidamente dispersados e observamos um público abaixo do esperado e bastante consciente, destaca o Comandante da Subárea Matinhos durante o Verão Paraná 2015/2016, tenente Reinaldo Anderson Machado.

O relatório também aponta em Matinhos a abordagem de 32 pessoas, de quatro veículos (um apreendido por irregularidades) e uma moto apreendida. Foi registrado ainda um furto qualificado, um furto simples e um roubo, além dois Termos Circunstanciados por perturbação do sossego. No caso da perturbação, se a pessoa não acatar a ordem policial, o som é retirado do veículo ou residência e encaminhado, juntamente com o responsável, até a companhia policial para a lavratura de Termo Circunstanciado.

Neste caso, a pessoa se compromete a comparecer em juízo, em hora e local determinados, para que sua pena seja imposta, que pode ser desde multa até a prestação de serviços comunitários, informa o tenente-coronel Nivaldo. A retirada ou recuperação dos equipamentos é feita somente perante o juiz e sob a decisão dele.

PONTAL DO PARANÁ – Em Pontal do Paraná a noite de Carnaval deste domingo reuniu milhares de foliões na orla marítima nos balneários de Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul. Na região a PM registrou 43 ocorrências, o que resultou na detenção de nove pessoas e na apreensão de dois veículos, além da emissão de quatro Termos Circunstanciados (dois por vias de fato, um por drogas para consumo pessoal e um por lesão corporal), nove ocorrências de furto. No total foram abordadas 52 pessoas foram abordadas.

ANTONINA – No município de Antonina as festividades de desfile de escolas de samba e baile público também transcorreram com tranquilidade. Durante o período foram registradas duas ocorrências: uma de Maria da penha e outra de importunação ofensiva ao pudor. Em Morretes também houve Carnaval tranquilo.

GUARATUBA – Durante o período de festas, em Guaratuba a noite de Carnaval também foi tranquila. A PM registrou 54 ocorrências na cidade, o que resultou na detenção de um homem e apreensão de um menor, além da emissão de 10 Termos Circunstanciados e apreensão de três veículos. No total foram abordadas 343 pessoas. Uma ocorrência de furto foi registrada.

Uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) patrulhava pelo bairro Piçarras quando avistou um homem se comportando de maneira suspeita. Foi procedida a abordagem e a equipe policial encontrou com o adolescente R$ 117,00 em dinheiro, 23 buchas de maconha e uma bucha de crack embaladas e prontas para venda.

Na rua Santa Clara, após informações do adolescente, a equipe viu um homem correndo e, em seguida, apreendeu um revólver de calibre 357, além de 638,7 gramas de maconha, um quilo de crack, quatro carregadores de calibre 9mm, 23 munições para calibre .380, uma munição de calibre .38, 13 munições para calibre .12, uma balança de precisão e um celular.

OPERAÇÃO CARNAVAL – A operação Carnaval 2016 foi iniciada nesta sexta-feira (05/02) em todas as praias do litoral paranaense por conta da chegada de veranistas e turistas vindos da capital e do interior do estado, e inclusive de outros estados e países.