SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um acidente entre dois trens regionais na Baviera, no sul da Alemanha, deixou pelo menos nove mortos na manhã desta terça-feira (9), segundo a polícia alemã. A colisão frontal entre as duas composições ocorreu perto da cidade de Bad Aibling (60 km ao sul de Munique), quando os trens percorriam o trecho entre Rosenheim e Holzkirchen. Cerca de 150 pessoas ficaram feridas –15 estariam em situação crítica e outras 40 delas em estado grave. Entre os mortos estão os dois maquinistas.

A empresa que opera os dois trens, a Bayerische Oberlandbahn, disse em seu site que ambas as composições da chamada linha Meridian descarrilaram e se chocaram de frente. A nota não menciona a razão para o descarrilamento. Autoridades locais, contudo, afirmam que os dois trens estariam viajando no mesmo trilho, em sentidos opostos, e que um deles teria descarrilado antes do choque. Imagens mostram as composições bastante danificadas.

RESGATE

O porta-voz da Polícia Federal na Baviera Stefan Brandl disse à “Associated Press” que o acidente ocorreu antes das 7h (4h em Brasília) em uma “região inacessível” –numa estreita faixa entre o rio Mangfall e um denso trecho de floresta–, o que dificultou o trabalho das equipes de resgate. Por volta do meio-dia (9h em Brasília), as autoridades anunciaram que todos os passageiros já tinham sido retirados dos trens. Os feridos foram carregados por helicópteros de resgate, que os levaram até a outra margem do rio, onde as ambulâncias conseguiam chegar.

“É o maior acidente que tivemos em anos na região. Temos um time de paramédicos, ambulâncias e helicópteros envolvidos na operação”, disse, durante a operação, outro porta-voz da polícia, Stefan Sonntag, também à “Associated Press”.

O trecho entre Rosenheim e Holzkirchen é muito usado por pessoas que vão diariamente a Munique para trabalhar. Estudantes também costumam usar bastante essa linha, mas agora é período de férias escolares.

A ferrovia onde ocorreu o acidente é de responsabilidade da estatal Deutsche Bahn e tem um sistema que freia automaticamente o trem se ele ultrapassar um sinal vermelho. A empresa e a polícia federal colocaram números de telefone à disposição para familiares das vítimas.

O último grande acidente com trens na Alemanha ocorreu em 2006, quando 23 pessoas morreram e dez ficaram feridas na colisão de um trem de passageiros e um veículo de manutenção dos trilhos no oeste do país.