Rever os amigos, conhecer novos professores e saber mais sobre as matérias que serão estudadas. As férias estão acabando e, ao mesmo tempo em que bate aquela tristeza pelo fim dos dias de descanso, o friozinho na barriga e a ansiedade tomam conta dos estudantes. Mas, depois de toda a diversão das férias, voltar para a escola pode ser difícil. Neste período, os pais costumam dar uma folga nas regras e nos limites, desde a questão da alimentação até os horários de dormir. E a escola vem no sentido contrário, gerando aborrecimentos se a criança não for devidamente preparada para tal, explica Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação.

Para que o aluno se adapte novamente ao ritmo e à rotina de estudos, é preciso despertar nele o prazer em ir para a escola. Nesse processo, o papel da família e da própria instituição é fundamental. Sair para comprar o material escolar, os uniformes e já ir estabelecendo horários alguns dias antes do início das aulas ajuda — e muito. Para que o organismo da criança se acostume, é bom colocá-la para dormir e acordar nos horários corretos. Fazer um passeio pela escola também é eficaz. Rever o espaço e os professores faz com que a saudade fale mais alto, conta a psicopedagoga.

Os pais podem ainda utilizar esse período para inserir na dinâmica familiar um planejamento de estudos. Assim, é possível garantir que o rendimento escolar seja positivo durante todo o ano. É importante, desde o primeiro dia de aula, que as coisas sejam organizadas de maneira que a criança tenha ritmo e comprometimento com os estudos. Impor um horário gera uma responsabilidade que influencia até mesmo a disciplina na vida adulta.

Os preparativos para o começo da aula, como compra de material e de uniforme, também podem ajudar a criança a se animar para o recomeço do ano escolar. Neste caso, é bom deixa a criança bem à vontade para opiniar e escolher.