Na Escola Atuação — para que a adaptação seja feita de forma gradativa e sem traumas — os pequenos do Maternal e do 1º ano iniciaram as atividades um dia antes dos demais, na segunda-feira (1º de fevereiro). Na terça, foi a vez das crianças do integral e na quarta-feira, as aulas iniciam para os alunos maiores. Fazemos isso para que os pequenos não se apavorem ou se surpreendam com o volume de pessoas. São três dias em que toda a escola faz um esforço para deixar as crianças seguras e felizes. Assim, garantimos que o processo de aprendizagem seja positivo durante todo o ano, conta a psicopedagoga. Para todas as turmas, os primeiros dias são dedicados à atividades lúdicas e especiais de relacionamento. Carolina de Oliveira Padilha e seus pais, Elizabeth Rosana de Oliveira Padilha e Adilson da Silva Padilha, receberam na semana passada a professora Suelen Calcagnoto.

Dicas
Organize o horário de sono da criança, deixando-a dormir e acordar um pouco mais cedo. Assim, aos poucos, ela volta a se acostumar com o horário da escola.

Converse com a criança, principalmente com as menores. Explique que os colegas e professores estarão esperando por ela.

Junto com a criança, separe o uniforme, organize os materiais, arrume a mochila, o estojo, estimulando e reforçando a volta para a escola.

Converse com a criança sobre algo que ela tenha feito durante as férias que seja bacana de compartilhar com os amigos. Fotos de viagem, lembranças de algum lugar que visitaram. Assim, ela fica entusiasmada para voltar e compartilhar com os colegas algo significativo.

Entre no site da escola para ler os informativos e se preparar para a volta da rotina escolar.