No sábado de Carnaval, a avenida Marechal Deodoro foi tomada por mais de 15 mil de foliões e um público animado, que lotou as arquibancadas para assistir ao desfile dos blocos carnavalescos e das escolas de samba de Curitiba.
O Bloco Afoxé, que reúne integrantes dos terreiros de umbanda e candomblé de Curitiba, foi o primeiro a entrar em cena, fazendo a purificação da avenida. O Unidos de Judá veio na sequência, cantando um samba-enredo de tema religioso. O tradicional Bloco Derrepente, por sua vez, apresentou um tema de viés político – 29 de abril, massacre nunca mais, uma crítica ao confronto entre professores e forças policiais ocorrido no ano passado, no Centro Cívico.
O Rancho das Flores levou para a avenida uma homenagem à dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela.
Entre as escolas, a primeira a se apresentar foi a Escola de Samba Império Real de Colombo. Ele integra o grupo de acesso, assim como a Imperatriz da Liberdade, uma das agremiações carnavalescas mais jovens, fundada em fevereiro de 2013. Neste seu terceiro desfile, a Imperatriz da Liberdade enalteceu a força da natureza, representada pelos seus orixás, cantando Sou flecha, sou a força do teu arco… Senhor da floresta, rei caçador.