THAIS BILENKY, ENVIADA ESPECIAL
MANCHESTER, NEW HAMPSHIRE (FOLHAPRESS) – A derrota de Hillary Clinton na primária democrata em New Hampshire, na terça-feira (9), para o senador por Vermont Bernie Sanders mostrou que a pré-candidata perdeu apoio desde 2008, quando derrotou Barack Obama no Estado.
Com 89% dos votos apurados, Hillary tinha 38,4%, contra 60% de Sanders no total da disputa pela nomeação democrata do candidato à Presidência dos Estados Unidos.
Isolando-se as regiões onde ela venceu em 2008, a proporção se mantém: 58,8% para o senador contra 39,3% para a ex-secretária de Estado, mostra compilação do jornal “The New York Times”.
Nas áreas que favoreceram Obama, a distância aumenta –Sanders ganhava de 61,7% ante 37,1%.
Em discurso após a prévia, Hillary disse que dará a volta por cima. “Não importa se você cai, importa se você consegue se reerguer”, afirmou.
Ela precisará trabalhar para manter a dianteira nacional –Hillary está à frente de Sanders por cerca de 13 pontos. New Hampshire é um dos Estados-chave no processo eleitoral, por ser um dos primeiros a ir às urnas e, portanto, ter poder de influenciar eleitores em outras regiões dos Estados Unidos.
REPUBLICANOS
Entre os republicanos, com 89% das urnas apuradas, o bilionário e apresentador de TV Trump estava com 35,1%, quase 20 pontos à frente do governador de Ohio, John Kasich (15,9%), que, se confirmada a posição, terá alcançado surpreendente o segundo lugar em New Hampshire, após meses sem ter destaque.
Kasich tem usado uma mensagem centrista e positiva em contraste com o populismo radical de Trump.
Em ambos os partidos, os vencedores já eram previstos pelas pesquisas –e diferentes de Iowa, o primeiro Estado a votar e que deu vitória a Cruz e Hillary.
Analistas apostavam que um resultado expressivo de um nome moderado em New Hampshire seria fundamental para conter o avanço de Trump, temido pela direção partidária por suas propostas populistas e radicais.