SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O nome e as cores vermelha e branca predominantes no uniforme até lembram o tradicional time argentino, mas o uruguaio River Plate, primeiro rival do Palmeiras na Libertadores, está bem longe em termos de conquistas e popularidade do que o seu xará.
Fundado em 11 de maio de 1932, em Montevidéu, o River Plate atingiu pela primeira vez a frase de grupos do principal torneio sul-americano após eliminar a Universidad do Chile na noite de terça-feira (9). Na primeira partida, os uruguaios fizeram o dever de casa e venceram por 2 a 0. No jogo de volta, a equipe conseguiu segurar o empate por 0 a 0.
A melhor participação do clube em um torneio organizado pela Conmebol foi em 2009, quando parou na semifinal da Copa Sul-Americana -foi eliminado pela LDU. Já o River argentino conquistou a Libertadores três vezes.
Um dos destaques do time uruguaio é o zagueiro brasileiro Ronaldo Conceição, 28, que já atuou pelo Internacional. A equipe tem outro brasileiro no elenco, Emilton Pedroso, 22, que está no clube desde o ano passado.
O time é dirigido pelo uruguaio Juan Ramon Carrasco, que comandou o Atlético-PR em 2012.
O primeiro jogo contra o Palmeiras está marcado para a próxima terça-feira (16), às 21h45 (horário de Brasília), fora de casa. As duas equipes se enfrentarão pela primeira vez em uma partida oficial. Em janeiro deste ano, o time alviverde venceu o rival por 4 a 0 em jogo-treino realizado no Uruguai.
Além de Palmeiras e River Plate, o argentino Rosario Central e o também uruguaio Nacional fazem parte do Grupo 2 da Libertadores. Os dois primeiros colocados da chave avançam às oitavas de final.