SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O número de acidentes com morte nas estradas paulistas teve queda de 19% neste Carnaval em comparação com o mesmo feriado do ano passado. Segundo balanço divulgado pela SSP (Secretaria da Segurança Pública), foram registradas 17 mortes entre os dias 5 e 10 de fevereiro, contra 21 casos ocorridos durante o Carnaval de 2015. A quantidade de óbitos, segundo a pasta, é a menor desde o Carnaval de 1994, ano em que a Polícia Rodoviária começou a fazer o levantamento.

Ainda segundo a SSP, nenhum dos casos de morte no trânsito foi registrado como homicídio doloso – quando o motorista assume o risco de matar. O número de acidentes totais também teve redução, ainda que ligeira, na comparação com 2015, passando de 895 casos para 890 – ou 0,5% menos ocorrências.

NÚMEROS

Durante a Operação Carnaval, realizada pela Polícia Rodoviária, foram registradas 20.193 autuações administrativas –3.700 pelo não uso do cinto de segurança e cadeirinhas para crianças, 2.111 por ultrapassagem proibida e 1.463 por direção sob efeito de álcool. Foram retirados de circulação 561 veículos e apreendidos 3.184 documentos. Outros 23.100 motoristas foram multados por excesso de velocidade.

CRIMES

Na cidade de São Paulo, segundo a SSP, o número de latrocínios (roubo seguido de morte) caiu pela metade durante os festejos na comparação com o ano anterior. A quantidade de roubos em geral teve queda de 23, 9%, e a de roubo veículos, de 20,2%. No 14º DP, que recebe as ocorrências da região da Vila Madalena, foram registrados dez furtos, seis roubos, cinco casos de embriaguez ao volante e 32 termos circunstanciados por porte de entorpecentes. Outros 87 foliões da região registraram furtos e oito reclamaram roubos pela delegacia eletrônica, na internet.