FELIPE SOUZA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), anunciou na manhã desta quinta-feira (11) a criação de um órgão municipal de defesa do consumidor, como o Procon Estadual. A intenção da prefeitura é que o serviço on-line comece a funcionar até junho.
O decreto ficará disponível para consulta pública durante 30 dias para a população opinar e sugerir mudanças no serviço.
O Procon Paulistano será inaugurado a poucos meses das eleições municipais deste ano, mas o prefeito negou que a criação do serviço tenha a intenção de conquistar parte do eleitorado de seu principal rival, Celso Russomanno (PRB), que usa a defesa do consumidor como seu principal discurso eleitoral.
“Isso está previsto num programa de metas da prefeitura desde 2013. A gente tem que parar de raciocinar que o governo não trabalha no último ano do mandato. O governo tem quatro anos, então até dia 31 de dezembro tem que continuar trabalhando, inovando. Sobretudo quando são políticas de Estado, não são políticas partidárias”, disse Haddad.
A prefeitura disse que não terá gastos extras com a criação do serviço porque vai apenas realocar servidores para trabalhar no novo órgão. Serão destinados cinco procuradores da Controladoria Geral do Município e outros 60 servidores da mesma base para fazer o atendimento em dois turnos.
Outras 20 pessoas serão destinadas para fazer os outros serviços, como intermediação de conflitos.