O ano nem bem começou e muitos alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já estão tendo de se virar nos 30 para manter as contas em dia. É que o pagamento dos benefícios oferecidos pelo Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante da UFPR (Probem), que deveria ser feito até o 5º dia útil de cada mês, ainda não caiu nas contas dos estudantes. Para piorar, sequer há previsão de quando o valor será depositado.

Segundo informações da própria UFPR, em 2015 eram 3.765 alunos que recebiam 7.347 benefícios como auxílio moradia estudantil (no valor de R$ 275,00) e bolsa permanência (R$ 400,00). O Probem tem como objetivo garantir as condições mínimas para a permanência do estudante na instituição, oferecendo ajuda econômica para que o aluno se mantenha durante o período de estudos, promovendo uma vida acadêmica com qualidade.

De acordo com a Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), o não pagamento das bolsas Probem se deve ao atraso no repasse de verba referente às bolsas pelo Ministério da Educação (MEC). Alunos também relataram que os atrasos são recorrentes desde o ano passado, quando o Governo Federal deu início ao ajuste fiscal, de forma concomitante ao agravamento da crise econômica que assola ao país.

Por meio de sua página no Facebook, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) informou que está trabalhando não só para que as bolsas em atraso sejam pagas, mas para que também os valores sejam reajustados. Lutamos para que as bolsas tenham um reajuste e para além disso, que continuem sendo pagas em anos com tantos cortes na educação.