GUSTAVO URIBE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro do Planejamento, Valdir Simão, afirmou nesta quinta-feira (11) que o adiamento do anúncio do corte orçamentário deste ano deveu-se à falta de informações pelo governo federal para fechar o valor total de contingenciamento.
Segundo ele, até março, a equipe econômica terá maiores condições de estabelecer um montante completo e, assim, anunciá-lo. Segundo ele, será publicada nesta sexta-feira (12) a programação orçamentária com limite restritivo.
“Não tínhamos ainda os números todos. Nós estamos fechando para fazer o relatório no mês de março e anunciar o contingenciamento”, disse, após participar no Palácio do Planalto de reunião de iniciativas para combate ao vírus da zika.
O adiamento foi discutido na manhã desta quinta-feira (11) pela presidente Dilma Rousseff com os ministros Jaques Wagner (Casa Civil), Nelson Barbosa (Fazenda) e Valdir Simão (Planejamento).
Legalmente, o governo teria prazo até o dia 23 de março para fazer este anúncio, e não esta sexta (12), conforme era o entendimento anterior.
Ao ganhar tempo, adiando a divulgação do chamado contingenciamento de gastos, alguns assessores avaliam que o governo terá condições de amarrar, junto com o corte de despesas, o anúncio de outras medidas na área fiscal, como a criação de um teto de gastos.
Com isto, a expectativa é ganhar a confiança do mercado mostrando que, no médio prazo, o Palácio do Planalto vai conseguir reequilibrar as contas públicas.
A avaliação da equipe econômica, feita reservadamente, é que não será possível cumprir a meta de superavit de 2016, voltando a repetir deficit nas contas públicas.