Quem circula pela região do Passeio Público, em Curitiba, entre as ruas Luiz Leão e Ivo Leão devem ficar atentos às obras de mais uma Via Calma de Curitiba, nas Avenidas João Gualberto e Paraná. O começo da tarde de ontem teve certo congestionamento na área por causa das obras para a implantação do equipamento, previsto para durar pelo menos cinco meses.

As obras foram divididas em quatro lotes e deverão ser concluídas em até cinco meses. O lote 1 compreende o trecho entre a Rua Presidente Faria e Travessa Luthero; o lote 2 vai da Travessa Luthero até a Rua dos Funcionários; o lote 3, da Rua dos Funcionários até a Rua João Havro e o lote 4, da Rua João Havro à Rua Mascarenhas de Moraes.

A nova Via Calma vai ligar a região central de Curitiba ao terminal do Santa Cândida, criando mais um opção de deslocamento para os ciclistas. Ela segue o mesmo modelo adotado na Avenida Sete de Setembro, onde a velocidade máxima para os automóveis é de apenas 30 km/h.

Conforme o projeto da Via Calma da Avenida Paraná/João Gualberto, as pistas lentas vão receber obras de fresagem e recape asfáltico que beneficiarão não somente os ciclistas, mas também os motoristas que terão vias com asfalto novo para transitarem. Haverá também a retirada de algumas vagas de estacionamento de Estar (Estacionamento Regulamentado) entre a Travessa Itália e a Rua Luiz Leão, mas apenas no sentido bairro-centro. No local serão mantidas duas pistas de circulação para veículos.